FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1004
Tipo: Outro
Título: Campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018: um estudo sobre a conexão entre opinião pública e comunicação política
Autor(es): Nascimento, Brenda Pinheiro do
Harris, Hugo de Almeida
Resumo: Esse trabalho é uma análise da conexão entre a comunicação política e a opinião pública baseada na campanha presidencial de Fernando Haddad no ano de 2018. Objetivou-se, então, analisar a influência da comunicação política na opinião pública. Ademais, também foi desejável indicar o papel do profissional de Relações Públicas como peça estratégica para este fim, compreender a importância da comunicação política para a opinião pública e investigar a formação da opinião pública. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental para entender melhor sobre os temas e ligação entre eles. Os principais autores utilizados neste trabalho foram André Singer, Candido Andrade e Heloiza Matos. Através dessas pesquisas, foi entendido que a comunicação política influencia a opinião pública através das suas funções de marketing e de jornalismo.
Abstract: This work is an analysis of the connection between political communication and public opinion based on Fernando Haddad's presidential campaign in 2018. The objective, then, was to analyze the influence of political communication on public opinion. Furthermore, it was also desirable to indicate the role of the Public Relations professional as a strategic piece for this purpose, to understand the importance of political communication for public opinion and to investigate the formation of public opinion. Bibliographic research and documentary research were used as methodology to better understand the themes and the connection between them. The main authors used in this work were André Singer, Candido Andrade and Heloiza Matos. Through these surveys, it was understood that political communication influences public opinion through its functions of marketing and journalism.
Palavras-chave: Comunicação na política
Sociedades, etc
Opinião pública
Pesquisa
Planejamento político
Relações públicas
CNPq: RELAÇÕES PÚBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Citação: NASCIMENTO, Brenda Pinheiro do. Campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018: um estudo sobre a conexão entre opinião pública e comunicação política, 2020. Projeto Integrado de Comunicação (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1004
Data do documento: 1-dez-2020
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.