FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTIN, Gabriel-
dc.creatorJACOB, Helena Maria Afonso-
dc.date.accessioned2023-05-30T19:20:19Z-
dc.date.available2023-05-30-
dc.date.available2023-05-30T19:20:19Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1011-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema principal o infotainment e sua influência na opinião pública a partir de uma pesquisa bibliográfica, no recorte do cenário brasileiro, por meio de um estudo de caso. Apresenta como objetivo central do estudo analisar a efetividade do cumprimento do papel de informar do objeto de pesquisa, o episódio"MACONHA" do Greg News, em relação à força do infotainment sobre a opinião pública relativa às discussões sobre a descriminalização da cannabis no Brasil, assim como, compreender o conceito de infotainment e sua atuação no âmbito da opinião pública; refletir sobre o uso do infotainment em sua transmissão de informações que são consideradas um tabu na sociedade, no caso, a descriminalização da cannabis; e por fim, entender o papel do objeto de estudo e sua força em um âmbito social, e verificar o seu impacto de influência na opinião pública no YouTube com o intuito de refazer uma nova imagem através da quebra de estereótipos e criação de novos símbolos (Lippmann, 2010). Ao utilizar métodos bibliográfico e documental, foi possível entender o conceito de infotainment, qual a história da cannabis e manipulação da opinião pública sobre o seu uso através do tempo, além de visualizar a mudança de comportamento do público no consumo de programas televisivos. Por meio do estudo de caso do episódio "MACONHA", do Greg News, no YouTube, foi possível, com a pesquisa documental, adaptar uma análise de conteúdo juntamente com uma auditoria de imagem para identificar a reputação do objeto de estudo; engajamento do público, seu perfil e sua interação através da plataforma de exibição; e enfim, identificar o posicionamento da opinião pública sobre a cannabis. Dessa maneira, ainda existe um amplo escopo de novas análises de conteúdos e o impacto de novos gêneros de transmissão de mensagens na opinião pública, alinhando o profissional de Relações Públicas com paradigmas contemporâneos aos novos meios.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as its main theme the infotainment and its influence on public opinion from a bibliographical research, inside Brazilian scenario, through a case study. The thesis main objective is to analyze the effectiveness of fulfilling the role of informing from the research object, the episode "MACONHA" of Greg News tv show, in relation to the infotainment's potential on public opinion in the issue related to discussions on the decriminalization of cannabis in Brazil, as well as, fathom the concept of infotainment and how it acts in the scope of public opinion; meditate on the use of infotainment to deliver information that is considered taboo in society, in this case, the decriminalization of cannabis; and finally, understand the role of the object of study and its strength in a social context, and verifying its impact on public opinion on YouTube in order to remake a new image by breaking stereotypes and creating new symbols (Lippmann, 2010). By using bibliographic and documentary research methods, it was possible to discern concepts about infotainment, the history of the cannabis plant and the manipulation of public opinion about its use throughout history; and understand the change in the behavior of the public in the consumption of television programs. Through the case study episode "MACONHA", from Greg News, available on YouTube, it was possible, with the documentary research, to adapt a content analysis along with an image audit, to better understand the reputation of the object of study; audience engagement; their interaction through the chosen exhibition platform; what is the profile of the mass public; and finally, identify the position of public opinion on cannabis. Thus, there is still a wide scope of new content analysis and the impact of new message transmission genres on public opinion, aligning the Public Relations propt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectComunicação - Opinião Publicapt_BR
dc.subjectDrogas - Opinião pública - Estudo de casospt_BR
dc.subjectOpinião pública - pesquisa - estudo de casospt_BR
dc.subjectCommunication - Public opinionpt_BR
dc.subjectDrugs - Public opinion - Case studiespt_BR
dc.subjectPublic opinion - Research - Case studiespt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subject.cnpqRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.titleO Infotainment e seu papel de influência na opinião pública na descriminalização da cannabis: um estudo de caso do episódio"maconha" do programa greg newspt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.