FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1020
Tipo: Outro
Título: Os memes e o seu papel na informação da opinião pública sobre a pandemia do Covid 19
Autor(es): COSTA, Isabella dos Santos
QUINCOSES, Cândice da Silva
Resumo: A partir das mudanças sociais e estruturais adquiridas através da pandemia da covid-19, foi necessário entender como as novas estruturas linguísticas desempenhadas nos meios de comunicação dentro do ambiente digital detém o poder de impactar a percepção da opinião pública sobre os acontecimentos advindos do novo coronavírus. Dessa forma, essa monografia possui como objetivo investigar como a linguagem dos memes afetam a formação da opinião pública sobre a pandemia da covid-19, sendo apresentado por meio de uma pesquisa bibliográfica que traz como principal conteúdo a função dos memes e sua propagação dentro do ambiente digital, a formação da opinião pública e sua conexão com as Relações Públicas e o processo da comunicação organizacional e sua aplicação no objeto de estudo dessa monografia. Sendo que para a metodologia foi empregado a análise de conteúdo, para observar as publicações e comentários da página de memes: Sou Eu na Vida sobre a pandemia da covid-19. Após verificar todas informações dispostas foi possível concluir que a página trabalhou com conteúdo em favor das normas de isolamento social impostas para o controle da pandemia.
Abstract: From the social and structural changes acquired through the covid-19 pandemic, it was necessary to understand how the new linguistic structures played in the media within the digital environment have the power to impact the perception of public opinion about the events arising from the new coronavirus. Thus, this monograph aims to investigate how the language of memes affects the formation of public opinion about the pandemic of covid-19, being presented through a bibliographic research that brings as main content the function of memes and their spread within the digital environment, the formation of public opinion and its connection with Public Relations and the process of organizational communication and its application in the object of study of this monograph. For the methodology, content analysis was used to observe the publications and comments on the Sou Eu na Vida meme page about the covid-19 pandemic. After verifying all the information available, it was possible to conclude that the page worked with content in favor of the norms of social isolation imposed for the control of the pandemic
Palavras-chave: Mídia digital - Relações públicas
Opinião Pública
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Memes - Opinião Publica
Memes - Opinião Publica - COVID-19, Pandemic, 2020-
Digital media - Public relations - COVID-19 Pandemic, 2020-
COVID-19 Pandemic, 2020-
CNPq: RELAÇÕES PÚBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1020
Data do documento: dez-2021
Aparece nas coleções:Relações Públicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.