FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1021
Tipo: Outro
Título: Redes sociais online e suas influências na formação de opinião da geração z : o novo papel das relações públicas
Autor(es): FARIA, Isadora Guimarães
QUINCOSES, Cândice da Silva
Resumo: A presente pesquisa buscou elucidar como se dá a influência das redes sociais por meio de plataformas digitais, como o Instagram na formação de opinião da Geração Z brasileira e o papel das Relações Públicas (RP) nesse contexto. Para tal, foi conduzida uma pesquisa qualitativa englobando um levantamento bibliográfico na plataforma Google Acadêmico, no qual a amostragem foi por conveniência, por dispensar métodos estatísticos para sua realização, e utilizou os seguintes descritores, em combinação e isoladamente: Relações Públicas; Geração Z; Gen Z; nativos digitais; comunicação empresarial; comunicação organizacional; redes sociais; plataformas digitais, Netflix, Netflix Brasil; e Instagram. Também foi realizado um estudo de caso da empresa Netflix Brasil em sua interação no Instagram para identificar as características desse fenômeno, seguindo os passos a saber: formulação das questões do estudo; identificação das proposições; definição das medidas de análise; a lógica que relaciona os dados às proposições; os critérios de interpretação dos resultados. Os resultados apontam que há sim uma grande influência das redes disponíveis nas plataformas sobre os indivíduos, tanto quanto estes influenciam na forma como as redes e plataformas são utilizadas e quais conteúdos produzir e difundir. Constatou-se, portanto, que, embora as redes criadas nas plataformas digitais como o Instagram possam influenciar hábitos na Geração Z, essa influência não se dá passivamente, ou seja, a Geração Z também interfere em como as publicações ocorrem numa relação dialética.
Abstract: This research sought to elucidate how social media influences through digital platforms, such as Instagram, in the opinion formation of Generation Z in Brazil and the role of Public Relations (PR) in this context. To this end, a qualitative research was conducted, including a bibliographic survey on the Google Academic platform, in which the sampling was for convenience, as it does not require statistical methods for its realization, and used the following descriptors, in combination and separately: Public Relations; Generation Z; Gen Z; digital natives; Business Communication; organizational communication; social networks; digital platforms, Netflix, Netflix Brazil; and Instagram. A case study of the company Netflix Brasil was also carried out in its interaction on Instagram to identify the characteristics of this phenomenon, following the steps namely: formulation of the study questions; identification of propositions; definition of analysis measures; the logic that relates data to propositions; the criteria for interpreting the results. The results show that there is a great influence of the networks available on the platforms on individuals, as much as they influence the way networks and platforms are used and what content to produce and disseminate. It was found, therefore, that, although networks created on digital platforms such as Instagram can influence habits in Generation Z, this influence does not occur passively, that is, Generation Z also interferes in how publications occur in a dialectical relationship.
Palavras-chave: Mídia digital - Relações públicas
Redes sociais on-line - Opinião pública
Geração Z - Opinião pública
Digital media - Public opinion
Online social networks - Public relations
Generation Z - Public opinion
CNPq: RELAÇÕES PÚBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1021
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Relações Públicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.