FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1022
Tipo: Outro
Título: O uso de dados nas estratégias do relações públicas: obstáculos e oportunidades no mercado digital
Autor(es): OLIVEIRA, Jenniffer Stefanie Azevedo
QUINCOSES, Cândice da Silva
Resumo: Esta monografia tem como intuito a reflexão sobre a importância do uso de dados nas estratégias do Relações Públicas, a fim de analisar o atual mercado digital e as mudanças provocadas por ele no escopo do profissional. O primeiro capítulo trará o referencial teórico que fundamenta este projeto de pesquisa, nele será abordado sobre a evolução da comunicação na sociedade e como esta última foi se transformando a partir disso. O segundo capítulo apresentará o escopo do profissional de Relações Públicas no cenário digital, o que ainda é defendido como essência do comunicólogo e o que foi transformado devido à tecnologia e comunicação. Por fim, no terceiro, a pauta discorrerá sobre dados em funções variadas do RP, com o propósito de evidenciar as inúmeras oportunidades atreladas ao uso de dados. Neste trabalho, serão encontrados estudos e dados compostos por: entrevista em profundidade. Foram entrevistados profissionais renomados e que atuam diretamente no mercado digital, com o objetivo de analisar as experiências e percepções dos participantes. Os resultados obtidos comprovam as vantagens competitivas a partir do uso de dados nas estratégias do Relações Públicas, assim como explica como tal habilidade pode ser inserida em diferentes situações atreladas ao escopo de trabalho do profissional, como identificação e prevenção de crise, monitoramento de sentimento do público, direcionamento de estratégia comunicacional a partir de compilação e análise de dados, entre outras. A entrevista com esses profissionais possibilitaram identificar uma grande mudança no escopo e no perfil do Relações Públicas causada pela onda da comunicação digital.
Abstract: This monograph is intended to reflect on the importance of using data in Public Relations, in order to analyze the current digital market and the changes caused by it in the scope of the professional. The first chapter will bring the theoretical framework that underlies this research project, in which it will be discussed the evolution of communication in society and how the latter has been transformed since then. The second chapter will present the scope of the Public Relations professional in the digital scene, what is still defended as the essence of the communicator and what has been transformed due to technology and communication. Finally, in the third, the agenda will discuss data in various PR functions, with the purpose of highlighting the opportunities linked to the use of data. In this work, studies and data will be found consisting of: in-depth interview. Renowned professionals who work directly in the digital market were interviewed, with the aim of analyzing the experiences and perceptions of the participants. The results obtained prove the competitive advantages from the use of data in Public Relations, as well as explaining how such skill can be inserted in different situations linked to the professional's scope of work, such as crisis identification and prevention, monitoring of public sentiment, direction of communication strategy from data compilation and analysis, among others. Interviews with these professionals made it possible to identify a major change in the
Palavras-chave: Relações públicas - Planejamento
Planejamento estratégico - Relações públicas
Opinião pública - Comunicações digitais
Public relations - Planning
Strategic planning - Public relations
Digital communications - Public opinion
CNPq: RELAÇÕES PÚBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1022
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de dados nas estratégias do relações públicas - obstáculos e oportunidades no mercado digital.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.