FECAP Graduação Relações Públicas
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Tipo: Outro
Título: A contribuição da comunicação para representatividade feminina no carnaval de São Paulo
Autor(es): SILVA, Lucas Gabriel Ceciliano da
QUINCOSES, Cândice da Silva
Resumo: O presente trabalho aborda como a comunicação contribui para a representatividade feminina o carnaval de São Paulo. O objetivo deste estudo é analisar como é trabalhada a imagem feminina na comunicação que antecede e ocorre durante o desfile das escolas de samba. Sendo abordado nos capítulos o conceito de representatividade por Serge Moscovici e sua relação com a formação da identidade do indivíduo conforme estudos de Stuart Hall, mais adiante, utilizamos das argumentações no que se refere a diversidade da comunicação, comunicação representativa e suas contribuições para a imagem e reputação de uma organização, usando os trabalhos coordenados pelos comunicadores Patrícia Salvatore, Margarida Kunsch e Wilson da Costa Bueno, respectivamente. Por fim, para completar o embasamento teórico, explicamos os conceitos de violência simbólica contra a mulher, utilizando as obras de Pierre Bordieu e Simone de Beauvoir. Para tanto, a metodologia realizada foi uma entrevista em profundidade com integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio, em que foi analisada a percepção deles em relação a importância no dia a dia da escola e para o contexto social impactado. Utilizando-se das entrevistas aplicadas e do referencial teórico, conseguimos colher a percepção da necessidade de discutir um assunto que muitas vezes está invisível ou pouco enraizado na sociedade, e, utilizar de uma festa tradicionalmente popular reforça a relevância e a necessidade de sempre pautar sobre estes temas nas comunicações, na comunidade e no enredo das escolas. A partir das entrevistas realizadas o trabalho elucida a importância da comunicação dentro das pautas sociais como uma forte aliada no impulsionamento de mudanças positivas e relaciona o carnaval como um forte propulsor para a geração de debates e apresentação de maneira leve de temas delicados para discussão na esfera pública.
Abstract: .
Palavras-chave: Relações Públicas
Feminismo
Comunicação
Representação Feminina
CNPq: RELAÇÕES PÚBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1035
Data do documento: 2022
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