FECAP Graduação Relações Públicas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Lucas Gabriel Ceciliano da-
dc.creatorQUINCOSES, Cândice da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-02T12:49:43Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-06-02T12:49:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1035-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda como a comunicação contribui para a representatividade feminina o carnaval de São Paulo. O objetivo deste estudo é analisar como é trabalhada a imagem feminina na comunicação que antecede e ocorre durante o desfile das escolas de samba. Sendo abordado nos capítulos o conceito de representatividade por Serge Moscovici e sua relação com a formação da identidade do indivíduo conforme estudos de Stuart Hall, mais adiante, utilizamos das argumentações no que se refere a diversidade da comunicação, comunicação representativa e suas contribuições para a imagem e reputação de uma organização, usando os trabalhos coordenados pelos comunicadores Patrícia Salvatore, Margarida Kunsch e Wilson da Costa Bueno, respectivamente. Por fim, para completar o embasamento teórico, explicamos os conceitos de violência simbólica contra a mulher, utilizando as obras de Pierre Bordieu e Simone de Beauvoir. Para tanto, a metodologia realizada foi uma entrevista em profundidade com integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio, em que foi analisada a percepção deles em relação a importância no dia a dia da escola e para o contexto social impactado. Utilizando-se das entrevistas aplicadas e do referencial teórico, conseguimos colher a percepção da necessidade de discutir um assunto que muitas vezes está invisível ou pouco enraizado na sociedade, e, utilizar de uma festa tradicionalmente popular reforça a relevância e a necessidade de sempre pautar sobre estes temas nas comunicações, na comunidade e no enredo das escolas. A partir das entrevistas realizadas o trabalho elucida a importância da comunicação dentro das pautas sociais como uma forte aliada no impulsionamento de mudanças positivas e relaciona o carnaval como um forte propulsor para a geração de debates e apresentação de maneira leve de temas delicados para discussão na esfera pública.pt_BR
dc.description.abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação Femininapt_BR
dc.subject.cnpqRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.titleA contribuição da comunicação para representatividade feminina no carnaval de São Paulopt_BR
dc.typeOutropt_BR
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