FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luana de Lourdes-
dc.creatorSoares, José Carlos-
dc.date.accessioned2023-06-04T14:15:35Z-
dc.date.available2023-06-04-
dc.date.available2023-06-04T14:15:35Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Luana de Lourdes. Ciberativismo & veganismo : uma análise de relações públicas acerca do movimento vegano na esfera digital. Projeto Integrado de Comunicação (Graduação em Relações Públicas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, [recurso online] 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1053-
dc.description.resumoEste estudo tem como tema principal o movimento vegano e suas atuações no ciberespaço, a partir de sua ação na esfera pública que resulta nas práticas organizacionais das relações públicas. Uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que, com base na relação de suas temáticas, questiona, qual a repercussão do movimento vegano na esfera digital e como suas ações influenciam a opinião pública e impactam diretamente as organizações. Apresenta como objetivos de pesquisa, observar o movimento em defesa dos animais na sua modalidade de ciberativismo; investigar os novos movimentos sociais na contemporaneidade e a sua relevância para as relações públicas; e por fim, analisar o discurso do veganismo popular nas redes sociais, com ênfase sobretudo no Instagram, e através de um caso de marca, apresenta como a adesão ao movimento pôde fortalecer e consolidar sua identidade corporativa, baseado nos conceitos apresentados por Kunsch (1997). Ao utilizar os métodos bibliográfico e documental, foi possível conhecer e entender conceitos a respeito do movimento vegano, dos novos movimentos sociais e de como seus processos atingem e são atingidos pela opinião pública, das práticas de ciberativismo com o uso das redes sociais digitais, e do engajamento das novas gerações e seu discurso de um veganismo popular e acessível. A pesquisa documental permitiu analisar o estudo da marca Skala Cosméticos, desde sua trajetória até seu processo de transformação para uma produção 100% vegana e livre de crueldade animal, e possibilitou observar como essa mudança, influenciada pela opinião pública, impactou positivamente a organização diante de seus públicos. E assim revela que, trazer este assunto para a área de relações públicas pode ser de grande excelência para a sua prática, pois se alinha aos novos paradigmas da modernidade e a constante necessidade de transformação deste profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as its main theme the vegan movement and its interactions in cyberspace, stemming from its action in the public sphere that results in the organizational public relations (PR) practices. An exploratory research of a qualitative nature which, based on the relation of its themes, discusses the repercussions of the vegan movement in the digital sphere and how its actions influence public opinion and have a direct impact on organizations. It presents as its research goals, to observe the movement in defense of animals in their modality of cyberactivism; to investigate the new, contemporary social movements and their relevance to PR; and finally, to analyze the discourse of popular veganism on social media, with particular emphasis on Instagram, and through a brand case study, it points out how the accession to the movement might strengthen and consolidate one’s corporate identity, based on concepts presented by Kunsch (1997). On using bibliographic and documentary methods, it was possible to find out and understand concepts about the vegan movement, the new social movements and how their processes affect and are affected by public opinion, the practices of cyberactivism with the use of digital social medias, and the engagement of new generations and their discourse of a popular and accessible veganism. The document research allowed the analysis of the case study of the Skala Cosméticos brand, from its trajectory to its transformation process into a production that is 100% vegan and animal cruelty free, and allowed the observation of how this change, influenced by public opinion, positively impacted the way the organization was viewed by its target audiences. Therefore, bringing this matter to the PR area can be of great excellence for one’s practice, because it becomes aligned to the new paradigms of modernity and the constant need for transformation in this profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subject.cnpqRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.titleCiberativismo & veganismo: uma análise de relações públicas acerca do movimento vegano na esfera digitalpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DE LOURDES SILVA.pdf2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.