FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucio, Mariana de Oliveira-
dc.creatorQuinsoses, Cândice da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-04T14:40:17Z-
dc.date.available2023-06-04-
dc.date.available2023-06-04T14:40:17Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationLUCIO, Mariana de Oliveira. O papel da comunicação interna na divulgação e fortalecimento de uma cultura de diversidade dentro das organizações. Projeto Integrado de Comunicação (Graduação em Relações Públicas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, [recurso online] 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1057-
dc.description.resumoAtualmente a diversidade é uma pauta de grande relevância no ambiente das organizações, porém, mesmo com esforços por parte das empresas, o cenário relacionado a diversidade dentro das companhias brasileiras permanece inalterado, fato que motivou a presente pesquisa. Tendo como objetivo compreender se os esforços de comunicação interna como meio de promoção de uma cultura de diversidade dentro das empresas eram de fato percebidos na prática ou apenas como artifícios linguísticos. Para responder este questionamento, foram realizadas 6 entrevistas semiestruturadas com representantes de minorias, atuantes em companhias que possuíam em seu escopo de atuação a diversidade. Através da análise de discurso, método utilizado no presente trabalho, detectou-se o uso instrumental da comunicação interna dentro das companhias, apenas comunicando uma cultura de diversidade, sem compreender as reais necessidades dos colaboradores, sendo usada dessa maneira apenas como artifício de autopromoção das companhias, que na prática, não possuem representatividade e equidade dentro de seu ambiente organizacional.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, diversity is an topic of great relevance in the environment of organizations, however, even with efforts by the companies, the scenario related to diversity within Brazilian companies remains unchanged, a fact that motivated the present research. With the objective of understanding whether internal communication efforts as a way of promoting a culture of diversity within companies were in fact are perceived as practice or only used as linguistic artifice. To answer this question, 6 semi-structured interviews were conducted with representatives of minorities, working in companies that had the diversity in their scope of action. Through discourse analysis, the method used in the present work, the instrumental use of internal communication within companies was detected, only communicating a culture of diversity, without understanding the real needs of employees, being used in this way only as an artifice of self-promotion of companies, which in practice, do not have representativeness and equity within their organizational environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade no ambiente de trabalhopt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.cnpqRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.titleO papel da comunicação interna na divulgação e fortalecimento de uma cultura de diversidade dentro das organizaçõespt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA DE OLIVEIRA LUCIO.pdf3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.