FECAP Graduação Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1057
Tipo: Outro
Título: O papel da comunicação interna na divulgação e fortalecimento de uma cultura de diversidade dentro das organizações
Autor(es): Lucio, Mariana de Oliveira
Quinsoses, Cândice da Silva
Resumo: Atualmente a diversidade é uma pauta de grande relevância no ambiente das organizações, porém, mesmo com esforços por parte das empresas, o cenário relacionado a diversidade dentro das companhias brasileiras permanece inalterado, fato que motivou a presente pesquisa. Tendo como objetivo compreender se os esforços de comunicação interna como meio de promoção de uma cultura de diversidade dentro das empresas eram de fato percebidos na prática ou apenas como artifícios linguísticos. Para responder este questionamento, foram realizadas 6 entrevistas semiestruturadas com representantes de minorias, atuantes em companhias que possuíam em seu escopo de atuação a diversidade. Através da análise de discurso, método utilizado no presente trabalho, detectou-se o uso instrumental da comunicação interna dentro das companhias, apenas comunicando uma cultura de diversidade, sem compreender as reais necessidades dos colaboradores, sendo usada dessa maneira apenas como artifício de autopromoção das companhias, que na prática, não possuem representatividade e equidade dentro de seu ambiente organizacional.
Abstract: Nowadays, diversity is an topic of great relevance in the environment of organizations, however, even with efforts by the companies, the scenario related to diversity within Brazilian companies remains unchanged, a fact that motivated the present research. With the objective of understanding whether internal communication efforts as a way of promoting a culture of diversity within companies were in fact are perceived as practice or only used as linguistic artifice. To answer this question, 6 semi-structured interviews were conducted with representatives of minorities, working in companies that had the diversity in their scope of action. Through discourse analysis, the method used in the present work, the instrumental use of internal communication within companies was detected, only communicating a culture of diversity, without understanding the real needs of employees, being used in this way only as an artifice of self-promotion of companies, which in practice, do not have representativeness and equity within their organizational environment.
Palavras-chave: Diversidade no ambiente de trabalho
Relações públicas
Comunicação empresarial
Organização
Cultura organizacional
CNPq: RELAÇÕES PÚBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Citação: LUCIO, Mariana de Oliveira. O papel da comunicação interna na divulgação e fortalecimento de uma cultura de diversidade dentro das organizações. Projeto Integrado de Comunicação (Graduação em Relações Públicas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, [recurso online] 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1057
Data do documento: 1-dez-2020
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.