FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: O amor em tempos coléricos: a relação entre a responsabilidade social corporativa e a agressividade tributária em países emergentes
Autor(es): FUGIMOTO, Rafael Pascoto
Primeiro Orientador: SLAVOV, Tiago Nascimento Borges
Primeiro membro da banca: FLORES, Eduardo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: GARCIA, Alexandre Sanches
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a relação da Responsabilidade Social Corporativa com a agressividade tributária em países emergentes, a fim de compreender se há relação entre o comportamento tributário agressivo das organizações, condutas consideradas ofensivas e imorais pela sociedade, de forma a mascarar estas ações mediante adoção de práticas em direção à sustentabilidade. O estudo teve como fundamentação a Teoria da Legitimidade, porque as organizações podem querer diminuir ou evitar eventuais prejuízos reputacionais acarretados pela diminuição de tributos, os quais são objeto de pressão social. Constatou-se que a literatura internacional abordava a relação apenas em países desenvolvidos, não havendo pesquisas que focassem em países emergentes. O estudo baseou-se na amostra de 152 empresas que estavam listadas em ações em bolsa de valores de países emergentes entre o período de 2016 e 2021, totalizando 912 observações. O modelo econométrico baseou-se em dados em painel balanceado, com a utilização de feitos aleatórios, considerando o intuito de atestar maior robustez aos estimadores em razão de a literatura internacional apresentar resultados divergentes na relação entre a associação da RSC e da agressividade tributária. Foram utilizadas três variáveis dependentes para mensurar o comportamento tributário agressivo para interagir com a proxy da RSC, extraída do banco de dados do Refinitiv®. Os resultados encontrados evidenciaram a ausência de correlação entre a agressividade tributária e a RSC, porque não houve significância estatística em nenhum modelo. Para averiguar os resultados encontrados, foram utilizados dois testes de robustez, porém os dados apresentaram ausência de significância estatística. A ausência de significância estatística nesta associação já tinha sido evidenciada na literatura internacional, porque o pagamento de tributos corresponde a uma responsabilidade empresarial, já que o denominador comum entre elas é a ética corporativa. Apenas a variável de rentabilidade foi significativa estatisticamente e negativa em todos os modelos, permitindo a intepretação de que, em países emergentes, existe uma tendência de quanto menor a rentabilidade menor é a agressividade tributária.
Abstract: This study aimed to analyze the relationship between Corporate Social Responsibility and tax aggressiveness in emerging countries, to understand whether there is a relationship between the aggressive tax behavior of organizations and behaviors considered offensive and immoral by society, and to mask these actions through the adoption of practices towards sustainability. The study was based on the Theory of Legitimacy because organizations may want to reduce or avoid possible reputational damage caused by the reduction of taxes, which are the object of social pressure. It was found that the international literature addressed the relationship only in developed countries, with no research focusing on emerging countries. The study was grounded in a sample of 152 companies listed on stock exchanges in emerging countries between 2016 and 2021, totaling 912 observations. The econometric model was settled in balanced panel data with the use of random effects, with the intention of attesting greater robustness to the estimators since the international literature presents divergent results in the relationship between the association of CSR and tax aggressiveness. Three dependent variables were used to measure aggressive tax behavior to interact with the CSR proxy, extracted from the Refinitiv® database. The results showed the absence of a correlation between tax aggressiveness and CSR because there was no statistical significance in any model. To verify the results, two robustness tests were used, but the data did not show statistical significance. The absence of statistical significance in this association had already been evidenced in the international literature because the payment of taxes corresponds to business responsibility since the common denominator between them is corporate ethics. Only the profitability variable was statistically significant and negative in all models, allowing the interpretation that, in developing countries, there is a tendency for the lower the profitability, the lower the tax aggressiveness.
Palavras-chave: Responsabilidade tributária - sustentabilidade
Responsabilidade social da empresa - contabilidade
Ética empresarial
Tax liability - Sustainability
Social responsibility of industry - Accounting
Business ethics
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1081
Data do documento: 30-mar-2023
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