FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
Autor(es): MEDEIROS, Anísio Alves de
Primeiro Orientador: ROBLES JR., Anísio Alves de
Primeiro membro da banca: MIYABARA, Walter
metadata.dc.contributor.referee2: FERNANDES, Francisco Carlos
Resumo: Este trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
Abstract: This work seeks to contribute to expanding and differentiating the understanding of the setting of sales prices for products and services in companies, regardless of their size, the nature of their products or the economic sector in which they operate. Given this context, the study's main objective is to analyze and verify the relationship between costing methods and price formation of small and medium-sized companies, in view of the competitive environment resulting from the intensification of market globalization and constant technological changes. Therefore, this work initially addresses the main market aspects and relevant tax aspects incident on the sales prices of goods and services. It then performs an analysis of costing methods and pricing models, which can guide the price manager in his decisions and help companies achieve their different objectives such as: keeping and attracting customers, maintaining long-term growth term, develop new customers, maximize profits and beat the competition. In order to contribute to a better understanding of costing methods and pricing practices used in small and medium-sized companies, in chapter 6, a field research was developed based on the primary sources of the field research works of the students of the USP - University of São Paulo, Faculty of Economics, Administration and Accounting.
Palavras-chave: Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas
Custo
Prices
Cost
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089
Data do documento: 8-dez-2003
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.