FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: A influência de fatores contextuais e individuais nas intenções empreendedoras de estudantes de cursos da área de negócios / Antonio Vicente Tavares de Souza Junior
Autor(es): SOUZA JUNIOR, Antonio Vicente Tavares de
Primeiro Orientador: SLOMSKI, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: LAVARDA, Carlos Eduardo Facin
metadata.dc.contributor.referee2: BARBEIRO, Edson Ricardo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência de fatores contextuais e individuais nas intenções empreendedoras de estudantes de cursos da área de negócios. Para tanto realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, aplicado in loco junto a 229 ingressantes do 1º ano de cursos da área de negócios (Ciências Contábeis, Administração e Economia). Os dados foram analisados por meio da análise descritiva, modelo de mensuração e Modelo de Equação Estrutural (MEE). Foi possível constatar que, no contexto estudado, fatores contextuais como a Educação (EDU) têm relação positiva com fatores individuais como as Atitudes Pessoais (AP) com 5,5%, seguidos do Ambiente de Negócios (AN) que explica as Normas Subjetivas (NS) com 3,4%. Já as Intenções Empreendedoras (IE) são explicadas com 68,0% (R2) pelos fatores pessoais (atitudes pessoais, normas subjetivas e controle comportamental). Nestes termos, pode-se inferir que: (i) a educação é um antecedente positivo das atitudes pessoais; (ii) o ambiente de negócio é um antecedente positivo das normas subjetivas; (iii) já as políticas públicas não têm relação positiva com o controle comportamental percebido dos estudantes. Identificou-se também que as atitudes pessoais, o controle comportamental percebido, exceto as normas subjetivas, são elementos fundamentais para que os discentes desenvolvam a intenção de empreender. Conclui-se assim que, aspectos socioculturais são mediadores de fatores psicológicos e exercem efeitos positivos e significativos nas intenções de carreira empreendedora de estudantes do ensino superior, com implicações para a política pública e universitária que deve promover o desenvolvimento de competências para uma cultura de empreendedorismo.
Abstract: This research aimed to analyze the influence of contextual and individual factors on the entrepreneurial intentions of students of business courses. For that, descriptive research with a quantitative approach was carried out. Data were collected through a questionnaire applied in loco to 229 freshmen of the 1st year of courses in the business area (Accounting Sciences, Administration and Economics). Data were analyzed using descriptive analysis, measurement model and Structural Equation Model (SEM). It was possible to verify that, in the context studied, contextual factors such as Education (EDU) have a positive relationship with individual factors such as Personal Attitudes (PA) with 5.5%, followed by the Business Environment (AN) which explains the Subjective Norms (NS) with 3.4%. On the other hand, Entrepreneurial Intentions (EI) are explained with 68.0% (R2) by personal factors (personal attitudes, subjective norms and behavioral control). Accordingly, it can be inferred that: (i) education is a positive antecedent of personal attitudes; (ii) the business environment is a positive antecedent of subjective norms; (iii) on the other hand, public policies do not have positive relationship with the perceived behavioral control of students. It was also identified that personal attitudes, perceived behavioral control, except for subjective norms, are fundamental elements for the investigated students to develop entrepreneurial intentions. Thus, it is concluded that sociocultural aspects are mediators of psychological factors and exert positive and significant effects on the entrepreneurial career intentions of higher education students, with implications for public and university policy that should promote the development of competences for a culture of entrepreneurship.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Estudantes universitários
Avaliação de comportamento – Estudantes
Entrepreneurship
College students
Behavioral assessment - Students
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1090
Data do documento: 22-dez-2022
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