FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento tributário: um estudo nas empresas da cidade de São Paulo
Autor(es): BARBOSA, Douglas Camilo
Primeiro Orientador: PELEIAS, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: MACHADO, Lúcio de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: SLAVOV, Tiago Nascimento Borges
Resumo: O conhecimento tributário é uma alternativa para aumentar o valor da empresa reduzindo seu custo com tributos. Ele pode ser buscado externamente, por meio da contratação de serviços de consultoria tributária, uma vez que o conhecimento do funcionário da organização pode ser insuficiente para atender tal demanda. Diante disso, este estudo tem como objetivo verificar como as empresas com departamento fiscal interno, sediadas na cidade de São Paulo, gerenciam o conhecimento tributário organizacional e interorganizacional à luz da teoria da criação do conhecimento organizacional. A pesquisa tem caráter exploratório, com metodologia qualitativa. A técnica usada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com doze gestores da área fiscal. Os principais resultados revelaram que as empresas possuem, como fonte do conhecimento tributário, assinaturas em repositórios tributários que armazenam as normas fiscais e auxiliam na corretagem do conhecimento entre o fisco e a organização. Além disso, este estudo permitiu identificar que existe a socialização entre os colaboradores do departamento fiscal por meio de reuniões periódicas, prática que pode incentivar a criação do conhecimento tributário organizacional. Quando as organizações recorrem ao conhecimento tributário externo pelas consultorias tributárias, os motivos variam entre planejamento e conformidade tributária. Uma vez que é recorrido, a transmissão do conhecimento entre consultoria tributária e organização ocorre por meio de pareceres, relatórios e e-mails, possibilitando que os gestores internalizem o conhecimento interorganizacional
Abstract: Tax knowledge is an alternative to increase the value of the company by reducing its cost with taxes. It can be sought externally, through the hiring of tax consulting services, since the knowledge of the organization's employee may be insufficient to meet such demand. Therefore, this study aims to verify how companies with an internal tax department, based in the city of São Paulo, manage organizational and inter-organizational tax knowledge in the light of the theory of organizational knowledge creation. The research has an exploratory character with a qualitative methodology. The technique used for data collection was the semi-structured interview with twelve managers in the tax area. The main results revealed that companies have, as a source of tax knowledge, signatures in tax repositories that store tax rules and help in the brokerage of knowledge between the tax authorities and the organization. In addition, this study made it possible to identify that there is socialization among the employees of the tax department through periodic meetings, a practice that can encourage the creation of organizational tax knowledge. When organizations turn to outside tax knowledge through tax consultancies, the reasons range from tax planning to tax compliance. Once it is appealed, the transmission of knowledge between tax consultancy and the organization occurs through opinions, reports and e-mails, allowing managers to internalize interorganizational knowledge.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento - contabilidade
Tributos – conhecimento e aprendizagem
Planejamento empresarial
Planejamento tributário – estudo de caso
Knowledge management - Accounting
Tax - Knowledge and learning
Business planning
Tax planning - Case studies
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1091
Data do documento: 29-ago-2022
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