FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorASSUMMA, Giorgia-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBERO, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS JUNIOR, Henrique de Campos-
dc.contributor.referee2BARAKAT, Simone Ruchdi-
dc.date.accessioned2023-09-21T15:26:26Z-
dc.date.available2023-09-06-
dc.date.available2023-09-21T15:26:26Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1093-
dc.description.resumoThis article examines the stakeholder-based approach to strategic management and how these stakeholders collaborate with and influence the corporate and non-corporate environment. Stakeholder theory emphasizes the accountability of organizations to a broader group of stakeholders beyond shareholders, including customers, employees, suppliers, communities, and the environment. By considering the concerns and interests of all stakeholders, companies can create long-term value and sustainability. The article highlights the importance of the relationship between the company and non-consumer stakeholders in achieving objectives that concern the company's external environment. It also discusses the role of corporate social responsibility and business ethics in integrating non-consumer stakeholders into decision-making processes. The Olivetti and Patagonia case studies demonstrate the benefits of actively engaging non-consumer stakeholders, such as improving reputation, trust and value creation. Through the examination of these case studies, the article aims to provide a clear example of two companies that, over the years, have created and maintained an excellent relationship with non-consumer stakeholders, leading companies to achieve results that go beyond profit, such as results that have had a positive environmental and social impact.pt_BR
dc.description.abstractQuesto articolo esamina l'approccio basato sugli stakeholder alla gestione strategica e come questi soggetti collaborano e influenzano l’ambiente aziendale e non. La teoria degli stakeholder sottolinea la responsabilità delle organizzazioni nei confronti di un gruppo più ampio di stakeholder oltre agli azionisti, inclusi clienti, dipendenti, fornitori, comunità e ambiente. Considerando le preoccupazioni e gli interessi di tutte le parti interessate, le aziende possono creare valore e sostenibilità a lungo termine. L'articolo evidenzia l’importanza del rapporto tra impresa e stakeholder non consumatori nel raggiungimento di obiettivi che riguardano l’ambiente esterno all’azienda. Discute, inoltre, il ruolo della responsabilità sociale delle imprese e dell'etica aziendale nell'integrazione delle parti interessate non consumatori nei processi decisionali. I casi di studio di Olivetti e Patagonia dimostrano i vantaggi del coinvolgimento attivo di stakeholder non consumatori, come il miglioramento della reputazione, della fiducia e della creazione di valori. Attraverso l'esame di questi casi di studio, l'articolo mira a fornire un chiaro esempio di due imprese che, nel corso degli anni, hanno creato e mantenuto un'ottima relazione con gli stakeholder non consumatori, portando le imprese al raggiungimento di risultati che vanno oltre il profitto, quali risultati che hanno avuto un impatto ambientale e sociale positivo.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo examina a abordagem baseada nas partes interessadas para a gestão estratégica e como essas partes interessadas colaboram e influenciam o ambiente corporativo e não corporativo. A teoria das partes interessadas enfatiza a responsabilidade das organizações para um grupo mais amplo de partes interessadas além dos acionistas, incluindo clientes, funcionários, fornecedores, comunidades e meio ambiente. Ao considerar as preocupações e interesses de todas as partes interessadas, as empresas podem criar valor e sustentabilidade a longo prazo. O artigo destaca a importância do relacionamento entre stakeholders empresariais e não consumidores no alcance de objetivos que dizem respeito ao ambiente externo da empresa. Ele também discute o papel da responsabilidade social corporativa e da ética empresarial na integração de partes interessadas não consumidores nos processos de tomada de decisão. Os estudos de caso da Olivetti e da Patagonia demonstram os benefícios de envolver ativamente as partes interessadas não consumidores, como melhorar a reputação, a confiança e a criação de valor. Por meio do exame desses estudos de caso, o artigo visa dar um exemplo claro de duas empresas que, ao longo dos anos, criaram e mantiveram um excelente relacionamento com stakeholders não consumidores, levando as empresas a alcançar resultados que vão além do lucro, como resultados que tiveram um impacto ambiental e social positivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesASSUMMA, Giorgia. Non-consumer stakeholder engagement: a comparative analysis of Olivetti and Patagonia. 2023. 26 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectStakeholderpt_BR
dc.subjectStrategic managementpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleNon-consumer stakeholder engagement: a comparative analysis of Olivetti and Patagoniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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