FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1097
Tipo: Dissertação
Título: Fluência digital: diferenças e similaridades entre a literatura, instituições de ensino e a prática de mercado empresarial
Autor(es): SILVA, Ana Maria
Primeiro Orientador: El KHATIB, Ahmed Sameer
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi de
metadata.dc.contributor.referee2: BARROS, Pedro Henrique de
Resumo: A velocidade do fenômeno de transformação digital apresenta desafios na qualificação da mão de obra quanto à competências e identificação de perfil de alta performance. A literatura apresenta lacuna de análise multissetorial de fluência digital voltada à prática de mercado empresarial. Esta pesquisa, de análise de conteúdo sob paradigma qualitativo de coleta e tratamento de dados, tem por objetivo geral analisar e triangular contraste entre quatro perspectivas quanto à fluência digital: 27 definições e análise de contexto através de revisão sistemática da literatura, autodeclaração de competências profissionais, considerando amostra de perfis de 83.767 analistas financeiros e 2.510 controllers, grade curricular de 7 instituições de ensino e entrevista com 9 profissionais de recursos humanos. Os achados principais são: em comum para todos os aspectos analisados há diferenciação entre alfabetização (execução tecnológica) e fluência digital (vinculado à capacidade analítica-crítica). Há variação na percepção de relevância das características de fluência, sendo a principal para cada setor: “aprendizado contínuo”, segundo a literatura, “capacidade analítica”, competência mais declarada por profissionais, “pensamento crítico”, competência em evidência na formação contábil e “impacto prático”, na perspectiva empresarial. Há uma tendência no processo de seleção organizacional, tendo alfabetização digital como exigência profissional da atualidade e fluência digital como destaque entre candidatos. Como contribuição social, indicação de caminhos para potencializar currículo de profissionais e de instituições de ensino. As contribuições no campo teórico são emprego da Teoria Institucional/Isomorfismo na observação de tendências de contratação, causada pela transformação digital, e ampliação de conceito do fenômeno fluência digital.
Abstract: The speed of the digital transformation phenomenon presents challenges in the qualification of the workforce in terms of skills and identification of a high-performance profile. The literature presents a gap in the multisectoral analysis of digital fluency focused on business market practice. This research, of content analysis under a qualitative paradigm of data collection and treatment, has the general objective of analyzing and triangulating contrast between four perspectives regarding digital fluency: 27 definitions and context analysis through process of systematic review of literature, self-declaration of professional competences, considering sample profiles of 83,767 financial analysts and 2,510 controllers, pedagogical project through education curriculum from 7 teaching institutions and interviews with 9 human resources professionals. The main findings are: in common for all aspects analyzed there is a difference between literacy (technological execution) and digital fluency (linked to analytical-critical capacity). There is variation in the perception of relevance of fluency characteristics, the main one for each sector: “continuous learning”, according to the literature, “analytical capacity”, competence most declared by professionals, “critical thinking”, competence in highlight for accounting education and “practical impact”, in the business perspective. There is a trend in the organizational selection process, having digital literacy as a mandatory requirement and digital fluency as a highlight among candidates. As a social contribution, indication of ways to enhance the curriculum of professionals and educational institutions. The contributions in the theoretical field are the use of the Institutional Theory/Isomorphism in the observation of hiring trends, caused by the digital transformation, and expansion of the concept of the digital fluency phenomenon.
Palavras-chave: Inclusão digital
Literatura e tecnologia
Tecnologia – Aspectos socias
Competências essencias
Profissionais de negócios
Tecnologia da informação – Aspectos socias
Digital divide
Literature and technology
Technology - Social aspects
Core competencies
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1097
Data do documento: 3-abr-2023
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA SILVA.pdf789.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.