Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1097
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fluência digital: diferenças e similaridades entre a literatura, instituições de ensino e a prática de mercado empresarial |
Autor(es): | SILVA, Ana Maria |
Primeiro Orientador: | El KHATIB, Ahmed Sameer |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi de |
metadata.dc.contributor.referee2: | BARROS, Pedro Henrique de |
Resumo: | A velocidade do fenômeno de transformação digital apresenta desafios na qualificação da mão de obra quanto à competências e identificação de perfil de alta performance. A literatura apresenta lacuna de análise multissetorial de fluência digital voltada à prática de mercado empresarial. Esta pesquisa, de análise de conteúdo sob paradigma qualitativo de coleta e tratamento de dados, tem por objetivo geral analisar e triangular contraste entre quatro perspectivas quanto à fluência digital: 27 definições e análise de contexto através de revisão sistemática da literatura, autodeclaração de competências profissionais, considerando amostra de perfis de 83.767 analistas financeiros e 2.510 controllers, grade curricular de 7 instituições de ensino e entrevista com 9 profissionais de recursos humanos. Os achados principais são: em comum para todos os aspectos analisados há diferenciação entre alfabetização (execução tecnológica) e fluência digital (vinculado à capacidade analítica-crítica). Há variação na percepção de relevância das características de fluência, sendo a principal para cada setor: “aprendizado contínuo”, segundo a literatura, “capacidade analítica”, competência mais declarada por profissionais, “pensamento crítico”, competência em evidência na formação contábil e “impacto prático”, na perspectiva empresarial. Há uma tendência no processo de seleção organizacional, tendo alfabetização digital como exigência profissional da atualidade e fluência digital como destaque entre candidatos. Como contribuição social, indicação de caminhos para potencializar currículo de profissionais e de instituições de ensino. As contribuições no campo teórico são emprego da Teoria Institucional/Isomorfismo na observação de tendências de contratação, causada pela transformação digital, e ampliação de conceito do fenômeno fluência digital. |
Abstract: | The speed of the digital transformation phenomenon presents challenges in the qualification of the workforce in terms of skills and identification of a high-performance profile. The literature presents a gap in the multisectoral analysis of digital fluency focused on business market practice. This research, of content analysis under a qualitative paradigm of data collection and treatment, has the general objective of analyzing and triangulating contrast between four perspectives regarding digital fluency: 27 definitions and context analysis through process of systematic review of literature, self-declaration of professional competences, considering sample profiles of 83,767 financial analysts and 2,510 controllers, pedagogical project through education curriculum from 7 teaching institutions and interviews with 9 human resources professionals. The main findings are: in common for all aspects analyzed there is a difference between literacy (technological execution) and digital fluency (linked to analytical-critical capacity). There is variation in the perception of relevance of fluency characteristics, the main one for each sector: “continuous learning”, according to the literature, “analytical capacity”, competence most declared by professionals, “critical thinking”, competence in highlight for accounting education and “practical impact”, in the business perspective. There is a trend in the organizational selection process, having digital literacy as a mandatory requirement and digital fluency as a highlight among candidates. As a social contribution, indication of ways to enhance the curriculum of professionals and educational institutions. The contributions in the theoretical field are the use of the Institutional Theory/Isomorphism in the observation of hiring trends, caused by the digital transformation, and expansion of the concept of the digital fluency phenomenon. |
Palavras-chave: | Inclusão digital Literatura e tecnologia Tecnologia – Aspectos socias Competências essencias Profissionais de negócios Tecnologia da informação – Aspectos socias Digital divide Literature and technology Technology - Social aspects Core competencies |
CNPq: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Centro Universitário Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1097 |
Data do documento: | 3-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.