Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1100
Tipo: | Dissertação |
Título: | Engajamento e desempenho: reflexões sobre instituições de ensino à luz da teoria dos stakeholders |
Autor(es): | DINIZ, Adriana dos Santos |
Primeiro Orientador: | BARBERO, Edson Ricardo |
Primeiro membro da banca: | ARCAS, Paulo Henrique |
metadata.dc.contributor.referee2: | GOMES, Jésus de Lisboa |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos acerca do processo de engajamento dos stakeholders em instituições públicas de ensino básico e refletir como essa prática pode influenciar no desempenho escolar. Para isso, foi realizado um estudo organizacional qualitativo que teve como estratégia metodológica o estudo de caso. Foram selecionadas duas escolas municipais da cidade de Lavras, Minas Gerais, por meio da análise da série histórica das metas do IDEB entre os anos de 2013 e 2021. Os resultados obtidos da análise de conteúdo das entrevistas complementam a literatura e revelam que os stakeholders envolvidos no processo educacional reconhecem a importância da estratégia do engajamento para aprimorar o desempenho escolar e que nesse contexto, o engajamento acontece por meio dos seguintes mecanismos: aumento da autoestima dos stakeholders, sentimento de orgulho e pertencimento, compartilhamento das informações, aprimoramento do diálogo, consicência da liderança e informalidade na comunicação. Tais achados ampliam a gama de pesquisa sobre o tema e contribuem para discussões de novas práticas e políticas educacionais. |
Abstract: | This research aimed to deepen the studies about the stakeholder engagement process in public institutions of basic education and reflect on how this practice can influence school performance. For this, a qualitative organizational study was carried out, which had the case study as a methodological strategy. Two municipal schools in the city of Lavras, Minas Gerais, were selected through the analysis of the historical series of IDEB goals between the years 2013 and 2021. The results obtained from the content analysis of the interviews complement the literature and reveal that the stakeholders involved in the educational process recognize the importance of the engagement strategy to improve school performance and that in this context, engagement takes place through the following mechanisms: increased self-esteem of stake- holders, feeling of pride and belonging, sharing of information, improvement of dialogue, awareness of leadership and informality in communication. Such findings broaden the range of research on the subject and contribute to discussions of new educational practices and policies. |
Palavras-chave: | Stakeholders – Aspectos estratégicos Escolas públicas – Municípios – Minas Gerais Escolas – Organização e Administração Rendimento escolar Stakeholders - Strategic aspects Public schools Schools - Organization |
CNPq: | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Centro Universitário Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1100 |
Data do documento: | 28-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.