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http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | NEVES, Leandro da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2301806566944631 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GOMES, Jésus de Lisboa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3528255078888728 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FIGUEIREDO, Jeovan de Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | TREFF, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T15:29:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-08 | - |
dc.date.available | 2023-12-08T15:29:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1103 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como principal objetivo descrever e analisar a construção coletiva de um método participativo de avaliação de desempenho alinhado às estratégias organizacionais, levando em consideração os desafios inerentes a esse processo. Comumente centralizados, os processos de avaliação de desempenho podem ser diretamente ligados a incentivos e consequências tangíveis, como bonificações, promoções e punições. Tal contexto pode intensificar os desafios na gestão do capital intelectual organizacional e impactar a percepção dos colaboradores sobre a justiça e legitimidade do processo, além da relação entre líder e liderado. A pesquisa adota uma metodologia de estudo de caso único, integrando delineamentos bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com dez líderes da organização. Posteriormente, os dados coletados foram analisados à luz do referencial teórico e utilizando técnicas de análise de conteúdo. Os achados sugerem que a avaliação de desempenho seja entendida não apenas em seu ciclo próprio, mas como uma ferramenta contínua de desenvolvimento profissional. Uma abordagem bem estruturada e claramente comunicada nesse sentido pode potencializar a percepção de justiça no processo de avaliação, melhorar a dinâmica líder-liderado e ressaltar talentos cruciais para a gestão eficaz do conhecimento. A pesquisa gera como artefato a proposta de um fluxo do processo de Avaliação de Desempenho, sintetizando a solução proposta a partir das descobertas obtidas durante a pesquisa. Este trabalho fomenta novas possibilidades para a efetiva integração da avaliação de desempenho à estratégia organizacional, proporcionando reflexões para líderes e profissionais de Recursos Humanos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The primary objective of this study is to describe and analyze the collective construction of a participative performance evaluation method aligned with organizational strategies, taking into account the inherent challenges of this process. Typically centralized, performance evaluation processes can be directly linked to tangible incentives and outcomes, such as bonuses, promotions, and penalties. This context can intensify challenges in managing organizational intellectual capital and impact employees' perceptions of fairness and legitimacy in the process, as well as the relationship between leaders and subordinates. The research adopts a single-case study methodology, integrating bibliographic and documentary designs with a qualitative approach. Data collection was carried out through semi-structured interviews with ten organizational leaders. Subsequently, the collected data were analyzed in light of theoretical references and using content analysis techniques. The findings suggest that performance evaluation should be understood not only in its own cycle but also as a continuous tool for professional development. A well-structured and clearly communicated approach in this regard can enhance perceptions of fairness in the evaluation process, improve the leader-subordinate dynamic, and highlight crucial talents for effective knowledge management. The research generates a proposed workflow for the Performance Evaluation process, synthesizing the solution based on discoveries made during the study. This work fosters new possibilities for the effective integration of performance evaluation into organizational strategy, providing insights for leaders and Human Resources professionals. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro Universitário Álvares Penteado | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | FECAP | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
dc.relation.references | NEVES, Leandro da Silva. Avaliação de desempenho: uma construção coletiva . 2023. 75 f Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023 . | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração de pessoal | pt_BR |
dc.subject | Planejamento empresarial - liderança | pt_BR |
dc.subject | Recursos humanos – estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Personnel management | pt_BR |
dc.subject | Business planning - Leadership | pt_BR |
dc.subject | Human capital - Case studies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | pt_BR |
dc.title | Avaliação de desempenho : uma construção coletiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
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