FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Leandro da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2301806566944631pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Jésus de Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528255078888728pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIREDO, Jeovan de Carvalho-
dc.contributor.referee2TREFF, Marcelo-
dc.date.accessioned2023-12-08T15:29:01Z-
dc.date.available2023-12-08-
dc.date.available2023-12-08T15:29:01Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1103-
dc.description.resumoO presente estudo tem como principal objetivo descrever e analisar a construção coletiva de um método participativo de avaliação de desempenho alinhado às estratégias organizacionais, levando em consideração os desafios inerentes a esse processo. Comumente centralizados, os processos de avaliação de desempenho podem ser diretamente ligados a incentivos e consequências tangíveis, como bonificações, promoções e punições. Tal contexto pode intensificar os desafios na gestão do capital intelectual organizacional e impactar a percepção dos colaboradores sobre a justiça e legitimidade do processo, além da relação entre líder e liderado. A pesquisa adota uma metodologia de estudo de caso único, integrando delineamentos bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com dez líderes da organização. Posteriormente, os dados coletados foram analisados à luz do referencial teórico e utilizando técnicas de análise de conteúdo. Os achados sugerem que a avaliação de desempenho seja entendida não apenas em seu ciclo próprio, mas como uma ferramenta contínua de desenvolvimento profissional. Uma abordagem bem estruturada e claramente comunicada nesse sentido pode potencializar a percepção de justiça no processo de avaliação, melhorar a dinâmica líder-liderado e ressaltar talentos cruciais para a gestão eficaz do conhecimento. A pesquisa gera como artefato a proposta de um fluxo do processo de Avaliação de Desempenho, sintetizando a solução proposta a partir das descobertas obtidas durante a pesquisa. Este trabalho fomenta novas possibilidades para a efetiva integração da avaliação de desempenho à estratégia organizacional, proporcionando reflexões para líderes e profissionais de Recursos Humanos.pt_BR
dc.description.abstractThe primary objective of this study is to describe and analyze the collective construction of a participative performance evaluation method aligned with organizational strategies, taking into account the inherent challenges of this process. Typically centralized, performance evaluation processes can be directly linked to tangible incentives and outcomes, such as bonuses, promotions, and penalties. This context can intensify challenges in managing organizational intellectual capital and impact employees' perceptions of fairness and legitimacy in the process, as well as the relationship between leaders and subordinates. The research adopts a single-case study methodology, integrating bibliographic and documentary designs with a qualitative approach. Data collection was carried out through semi-structured interviews with ten organizational leaders. Subsequently, the collected data were analyzed in light of theoretical references and using content analysis techniques. The findings suggest that performance evaluation should be understood not only in its own cycle but also as a continuous tool for professional development. A well-structured and clearly communicated approach in this regard can enhance perceptions of fairness in the evaluation process, improve the leader-subordinate dynamic, and highlight crucial talents for effective knowledge management. The research generates a proposed workflow for the Performance Evaluation process, synthesizing the solution based on discoveries made during the study. This work fosters new possibilities for the effective integration of performance evaluation into organizational strategy, providing insights for leaders and Human Resources professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesNEVES, Leandro da Silva. Avaliação de desempenho: uma construção coletiva . 2023. 75 f Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarial - liderançapt_BR
dc.subjectRecursos humanos – estudo de casospt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectBusiness planning - Leadershippt_BR
dc.subjectHuman capital - Case studiespt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho : uma construção coletivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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