FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Daís Rodrigues da-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1El KHATIB, Ahmed Sameer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342154115808776pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA FILHO, Bolivar Godinho de-
dc.contributor.referee2BARROS, Pedro Henrique de-
dc.date.accessioned2024-01-29T13:20:03Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-29T13:20:03Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1106-
dc.description.resumoA digitalização é impulsionadora do desenvolvimento de competências para potencializar a Transformação Digital das organizações, das instituições de ensino e da sociedade como um todo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o perfil de competências digitais requerido dos profissionais da área contábil, procurando destacar as implicações e desafios das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho. Para tanto, realizou uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de duas etapas. A primeira fase ocorreu por meio de uma revisão sistemática da literatura e a segunda fase foi por meio de entrevista. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados apresentados evidenciaram que os profissionais atuantes na área contábil precisam se adaptar a digitalização, agregando valor às novas atividades e comprovando que deve ocorrer formação por competência e a necessidade de um alinhamento entre academia e mundo do trabalho. Foi identificado uma matriz com as dez competências digitais mais relevantes aos profissionais, com maior destaque as competências digitais relacionadas a capacidade analítica e crítica, como Pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões; Conhecimento digital e Sócio digitais e Computação e Tecnologias avançadas, devido as tecnologias disruptivas emergentes. Conclui-se que, a mudança de prioridades e a vontade de aprender a aprender, diante da Transformação Digital irá transformar os desafios enfrentados pela área contábil e pela profissão contábil em sua vantagem, para que estes profissionais tenham destaque no exercício de sua profissão.pt_BR
dc.description.abstractDigitization drives the development of skills to enhance the Digital Transformation of organizations, educational institutions and society as a whole. This research aimed to analyze the profile of digital skills required of professionals in the accounting area, seeking to highlight the implications and challenges of technological changes in the world of work. Therefore, a descriptive research with a qualitative approach was carried out. Data were collected through two stages. The first phase occurred through a systematic review of the literature and the second phase was through an interview. Data were analyzed using content analysis. The results showed that professionals working in the accounting area need to adapt to digitalization, adding value to new activities and proving that training based on competence and the need for alignment between academia and the world of work must occur. A matrix was identified with the ten most relevant digital skills for professionals, with greater emphasis on digital skills related to analytical and critical capacity, such as critical thinking, problem solving and decision making; Digital Knowledge and Digital Partners and Computing and Advanced Technologies, due to emerging disruptive technologies. It is concluded that the change of priorities and the will to learn how to learn, in the face of Digital Transformation, will transform the challenges faced by the accounting area and the accounting profession to their advantage, so that these professionals stand out in the exercise of their profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Daís Rodrigues da. Perfil de competências digitais requerido dos profissionais da área contábil diante da transformação digital. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade como profissãopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas - Contabilidadept_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAccounting as a professionpt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.subjectTechnological innovations - Accountingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titlePerfil de competências digitais requerido dos profissionais da área contábil diante da transformação digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAÍS RODRIGUES DA SILVA.pdf816.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.