FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Caminhos da sustentabilidade: fatores impulsionadores da criação voluntária de metas e ações de neutralização de carbono por empresas brasileiras
Autor(es): OLIVEIRA, João Victor Alves de
Primeiro Orientador: SLOMSKI, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: EUGÉNIO, Teresa Cristina Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: SLAVOV , Tiago Nascimento Borges
Resumo: A neutralização de carbono torna-se prioridade à medida que empresas e outras instituições emissoras de gases de efeito estufa (GEE) adotam condutas institucionais responsáveis e implementam políticas climáticas em prol da redução de emissões. O objetivo deste estudo foi o de investigar fatores impulsionadores da criação voluntária de metas e ações de neutralização de carbono por empresas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade e de análise de documentos; a análise dos dados deu-se pela análise de conteúdo. Constatou-se que as empresas estudadas implementam práticas de gestão do meio ambiente específicas para a redução de emissões de carbono impulsionadas por 10 fatores. Cinco destes foram os mais citados pelos colaboradores, a saber: a) a conduta empresarial responsável; b) os benefícios econômicos a médio e a longo prazo; c) a legitimidade ambiental; d) a conscientização ambiental dos tomadores de decisão; e) a Governança verde. Outros fatores como a competitividade, a pressão dos clientes, o valor comercial sustentável e a pressão da mídia foram citados pelo colaborador A. Já a consciência ambiental da comunidade foi citada apenas pelo colaborador B. Os acionistas e a comunidade são as partes interessadas que mais influenciam o nível de divulgação corporativa, seguidos dos clientes, governo e concorrência. A reputação (mimética), seguida da conduta responsável (normativa) e das regras e diretrizes ambientais (pressões coercitivas) são determinantes das práticas e ações instituídas pelas empresas. Conclui-se, assim, que os níveis de redução das emissões e de divulgação de informações sociais e ambientais, em especial sobre emissões de carbono, tendem a aumentar se houver pressão das partes interessadas, em particular da alta gestão e comunidade. Isso demonstra que a implementação de políticas climáticas são alternativas viáveis para o cumprimento da responsabilidade social e, assim, da transparência e credibilidade das organizações.
Abstract: Carbon neutralization becomes a priority as companies and other institutions that emit greenhouse gases (GHG) adopt responsible conduct and implement climate policies to reduce emissions. This study investigated factors driving the voluntary creation of carbon neutralization goals and actions by Brazilian companies. To this end, exploratory qualitative research was carried out. Data were collected through in-depth interviews and document analysis; data were analyzed using content analysis. The studied companies implement specific environmental management practices to reduce carbon emissions driven by ten factors. Five of these were the most cited by employees, namely: a) responsible business conduct; b) medium and long-term economic benefits; c) environmental legitimacy; d) environmental awareness of decision makers; e) green governance. Other factors such as competitiveness, customer pressure, sustainable commercial value, and media pressure were mentioned by Employee A. The community’s environmental awareness was cited only by Employee B. Shareholders and the community is the stakeholders that most influence the level of corporate disclosure, followed by customers, government, and competition, in the two companies studied. Reputation (mimetic), followed by responsible business conduct (normative), environmental standards and guidelines (coercive pressures) are determinants of the practices and actions instituted by companies. Therefore, the levels of emissions reduction and dissemination of social and environmental information, especially about carbon emissions, tend to increase if there is pressure from interested parties, particularly senior management and the community. This demonstrates that implementing climate policies is a viable alternative for fulfilling social responsibility and, thus, the transparency and credibility of organizations.
Palavras-chave: Sustentabilidade – Empresas brasileiras
Mudanças climáticas – Aspectos ambientais
Stakeholders - Sustentabilidade
Sustainability - Corporations, Brazilian
Climatic changes
Stakeholders - Sustainability
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1116
Data do documento: 31-ago-2023
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