FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, João Victor Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/004993063976576pt_BR
dc.contributor.advisor1SLOMSKI, Vilma Geni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159pt_BR
dc.contributor.referee1EUGÉNIO, Teresa Cristina Pereira-
dc.contributor.referee2SLAVOV , Tiago Nascimento Borges-
dc.date.accessioned2024-04-05T18:11:43Z-
dc.date.available2024-04-05-
dc.date.available2024-04-05T18:11:43Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1116-
dc.description.resumoA neutralização de carbono torna-se prioridade à medida que empresas e outras instituições emissoras de gases de efeito estufa (GEE) adotam condutas institucionais responsáveis e implementam políticas climáticas em prol da redução de emissões. O objetivo deste estudo foi o de investigar fatores impulsionadores da criação voluntária de metas e ações de neutralização de carbono por empresas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade e de análise de documentos; a análise dos dados deu-se pela análise de conteúdo. Constatou-se que as empresas estudadas implementam práticas de gestão do meio ambiente específicas para a redução de emissões de carbono impulsionadas por 10 fatores. Cinco destes foram os mais citados pelos colaboradores, a saber: a) a conduta empresarial responsável; b) os benefícios econômicos a médio e a longo prazo; c) a legitimidade ambiental; d) a conscientização ambiental dos tomadores de decisão; e) a Governança verde. Outros fatores como a competitividade, a pressão dos clientes, o valor comercial sustentável e a pressão da mídia foram citados pelo colaborador A. Já a consciência ambiental da comunidade foi citada apenas pelo colaborador B. Os acionistas e a comunidade são as partes interessadas que mais influenciam o nível de divulgação corporativa, seguidos dos clientes, governo e concorrência. A reputação (mimética), seguida da conduta responsável (normativa) e das regras e diretrizes ambientais (pressões coercitivas) são determinantes das práticas e ações instituídas pelas empresas. Conclui-se, assim, que os níveis de redução das emissões e de divulgação de informações sociais e ambientais, em especial sobre emissões de carbono, tendem a aumentar se houver pressão das partes interessadas, em particular da alta gestão e comunidade. Isso demonstra que a implementação de políticas climáticas são alternativas viáveis para o cumprimento da responsabilidade social e, assim, da transparência e credibilidade das organizações.pt_BR
dc.description.abstractCarbon neutralization becomes a priority as companies and other institutions that emit greenhouse gases (GHG) adopt responsible conduct and implement climate policies to reduce emissions. This study investigated factors driving the voluntary creation of carbon neutralization goals and actions by Brazilian companies. To this end, exploratory qualitative research was carried out. Data were collected through in-depth interviews and document analysis; data were analyzed using content analysis. The studied companies implement specific environmental management practices to reduce carbon emissions driven by ten factors. Five of these were the most cited by employees, namely: a) responsible business conduct; b) medium and long-term economic benefits; c) environmental legitimacy; d) environmental awareness of decision makers; e) green governance. Other factors such as competitiveness, customer pressure, sustainable commercial value, and media pressure were mentioned by Employee A. The community’s environmental awareness was cited only by Employee B. Shareholders and the community is the stakeholders that most influence the level of corporate disclosure, followed by customers, government, and competition, in the two companies studied. Reputation (mimetic), followed by responsible business conduct (normative), environmental standards and guidelines (coercive pressures) are determinants of the practices and actions instituted by companies. Therefore, the levels of emissions reduction and dissemination of social and environmental information, especially about carbon emissions, tend to increase if there is pressure from interested parties, particularly senior management and the community. This demonstrates that implementing climate policies is a viable alternative for fulfilling social responsibility and, thus, the transparency and credibility of organizations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, João Victor Alves de. Caminhos da sustentabilidade: fatores impulsionadores da criação voluntária de metas e ações de neutralização de carbono por empresas brasileiras. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidade – Empresas brasileiraspt_BR
dc.subjectMudanças climáticas – Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectStakeholders - Sustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainability - Corporations, Brazilianpt_BR
dc.subjectClimatic changespt_BR
dc.subjectStakeholders - Sustainabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleCaminhos da sustentabilidade: fatores impulsionadores da criação voluntária de metas e ações de neutralização de carbono por empresas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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