Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1117
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre o engajamento dos stakeholders e o desempenho das escolas públicas brasileiras |
Autor(es): | RAMOS, João Daniel Palma |
Primeiro Orientador: | BARBERO, Edson Ricardo |
Primeiro membro da banca: | STOCKER, Fabricio |
metadata.dc.contributor.referee2: | SILVA, Vinicius Augusto Brunassi |
Resumo: | Este estudo investigou a relação entre o desempenho das escolas públicas brasileiras e o engajamento de seus stakeholders, ou seja, seus alunos, pais de alunos, professores, funcionários e comunidades. As regressões consideraram o engajamento de cada stakeholder isoladamente e a quantidade de stakeholders engajados como medidas de engajamento, e foram realizadas em horizontes de curto e de longo prazo, com dados oriundos da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2011 a 2017, ambos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Os resultados sugerem que há associação entre o engajamento dos stakeholders e o desempenho das escolas, sendo que essa relação é mais forte quando se há mais stakeholders engajados e no horizonte de longo prazo. São discutidas as contribuições para a Teoria dos Stakeholders e as implicações para as políticas e práticas de gestão das escolas públicas brasileiras. |
Abstract: | This study investigated the relation between the performance of Brazilian public schools and the engagement of their stakeholders, that is, their students, parents of students, teachers, employees and communities. The regressions considered the engagement of each stakeholder individually and the number of engaged stakeholders as engagement measures, and were carried out in short and long-term horizons, with data from the Prova Brasil and the Brazilian Education Development Index (Ideb) of 2011 to 2017, both provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), an autarchy linked to the Ministry of Education of Brazil. The results suggest that there is an association between stakeholder engagement and school performance, and this relationship is stronger when there are more stakeholders engaged and on a long-term horizon. Contributions to the Stakeholder Theory and the implications for the management policies and practices of Brazilian public schools are discussed. |
Palavras-chave: | Stakeholders - Estudantes Rendimento escolar Escolas públicas – Brasil |
CNPq: | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Centro Universitário Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1117 |
Data do documento: | 25-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.