FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, João Daniel Palma-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBERO, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663pt_BR
dc.contributor.referee1STOCKER, Fabricio-
dc.contributor.referee2SILVA, Vinicius Augusto Brunassi-
dc.date.accessioned2024-04-05T18:21:53Z-
dc.date.available2024-04-05-
dc.date.available2024-04-05T18:21:53Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1117-
dc.description.resumoEste estudo investigou a relação entre o desempenho das escolas públicas brasileiras e o engajamento de seus stakeholders, ou seja, seus alunos, pais de alunos, professores, funcionários e comunidades. As regressões consideraram o engajamento de cada stakeholder isoladamente e a quantidade de stakeholders engajados como medidas de engajamento, e foram realizadas em horizontes de curto e de longo prazo, com dados oriundos da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2011 a 2017, ambos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Os resultados sugerem que há associação entre o engajamento dos stakeholders e o desempenho das escolas, sendo que essa relação é mais forte quando se há mais stakeholders engajados e no horizonte de longo prazo. São discutidas as contribuições para a Teoria dos Stakeholders e as implicações para as políticas e práticas de gestão das escolas públicas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the relation between the performance of Brazilian public schools and the engagement of their stakeholders, that is, their students, parents of students, teachers, employees and communities. The regressions considered the engagement of each stakeholder individually and the number of engaged stakeholders as engagement measures, and were carried out in short and long-term horizons, with data from the Prova Brasil and the Brazilian Education Development Index (Ideb) of 2011 to 2017, both provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), an autarchy linked to the Ministry of Education of Brazil. The results suggest that there is an association between stakeholder engagement and school performance, and this relationship is stronger when there are more stakeholders engaged and on a long-term horizon. Contributions to the Stakeholder Theory and the implications for the management policies and practices of Brazilian public schools are discussed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesRAMOS, João Daniel Palma. A relação entre o engajamento dos stakeholders e o desempenho das escolas públicas brasileiras. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2022 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStakeholders - Estudantespt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleA relação entre o engajamento dos stakeholders e o desempenho das escolas públicas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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