FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Rubens Pesconi da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5921761208626155pt_BR
dc.contributor.advisor1PELEIAS , IVAM RICARDO-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686pt_BR
dc.contributor.referee1SSANTOS, Fernando de Almeida-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Anisio Candido-
dc.date.accessioned2024-04-08T18:22:13Z-
dc.date.available2024-04-08-
dc.date.available2024-04-08T18:22:13Z-
dc.date.issued2010-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127-
dc.description.resumoA pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, the Post graduation in Accounting, had an increasing evolution, mainly in strictu senso program, enhancing new information and knowledge, tied to the development of this research. In this way, it is necessary to articulate teaching and researching, so as to enrich both of them. In this context, there are some examples to be shown: to present works in scientific events, identify and know the publication of scientific articles concerning the areas of "Teaching and Research" and "Education and Research", in the events EnANPAD and CONGRESSO USP, about Controllership, Accounting and Scientific Initiation. Moreover, to analyze the path of the articles studied in this work: its features, diversity and publication; to compare the productivity in the Accounting area with the one of other areas of knowledge, as well as bibliometric features, under the view of the Lotka Law, between 2001 and 2008. Concerning the problem of the research, this work has a slightly quantitative focus, but it is more qualitative; it is a bibliographic research to raise the main literature and the analysis of documents. In the analysis, it was verified that, in the area of "Teaching and Research" in Accounting, there has been an increase of works, from 2006, 2007 and 2008 on, respectively. Furthermore, in the works of ENANPAD, there was in increase in the number of articles that solved its problems as well as reached its goals. Taking into account the Lotka Law, in a certain period of time and analyzing a certain number of articles, in comparison, authors that have written one and three articles stood out. Concerning productivity, most of them are male and are have a Doctor degree.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Rubens Pesconi da. Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade - Esrtudo e ensinopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectAccounting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleArtigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubens_Pesconi_da_Silva.pdf418.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.