FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127
Tipo: Dissertação
Título: Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
Autor(es): SILVA, Rubens Pesconi da
Primeiro Orientador: PELEIAS , IVAM RICARDO
Primeiro membro da banca: SSANTOS, Fernando de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: PEREIRA, Anisio Candido
Resumo: A pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado.
Abstract: In Brazil, the Post graduation in Accounting, had an increasing evolution, mainly in strictu senso program, enhancing new information and knowledge, tied to the development of this research. In this way, it is necessary to articulate teaching and researching, so as to enrich both of them. In this context, there are some examples to be shown: to present works in scientific events, identify and know the publication of scientific articles concerning the areas of "Teaching and Research" and "Education and Research", in the events EnANPAD and CONGRESSO USP, about Controllership, Accounting and Scientific Initiation. Moreover, to analyze the path of the articles studied in this work: its features, diversity and publication; to compare the productivity in the Accounting area with the one of other areas of knowledge, as well as bibliometric features, under the view of the Lotka Law, between 2001 and 2008. Concerning the problem of the research, this work has a slightly quantitative focus, but it is more qualitative; it is a bibliographic research to raise the main literature and the analysis of documents. In the analysis, it was verified that, in the area of "Teaching and Research" in Accounting, there has been an increase of works, from 2006, 2007 and 2008 on, respectively. Furthermore, in the works of ENANPAD, there was in increase in the number of articles that solved its problems as well as reached its goals. Taking into account the Lotka Law, in a certain period of time and analyzing a certain number of articles, in comparison, authors that have written one and three articles stood out. Concerning productivity, most of them are male and are have a Doctor degree.
Palavras-chave: Contabilidade - Esrtudo e ensino
Bibliometria
Accounting - Study and teaching
Bibliometrics
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127
Data do documento: 31-mar-2010
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.