FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Práticas de gestão para Stakeholders externos: um estudo de caso sobre o voluntariado corporativo
Autor(es): GARCIA, Lucas Dias
Primeiro Orientador: BARAKAT, Simone Ruchdi
Primeiro membro da banca: DIAS, Simone Ruchdi
metadata.dc.contributor.referee2: GOMES, Jésus de Lisboa
Resumo: O voluntariado corporativo tem emergido como uma iniciativa de gestão para stakeholders externos que se caracteriza pela execução de atividades de cunho social e voluntárias de colaboradores de empresas e incentivadas pela gestão, a partir da dedicação de parte do horário de trabalho dos colaboradores para as finalidades de promoção do bem-estar social. Entretanto, o voluntariado corporativo é frequentemente destacado como um importante mecanismo de criação de valor a colaboradores, sendo enfatizada a capacidade do programa de interferir na retenção e atração de talentos. Por outro lado, o impacto proporcionado a outros grupos de stakeholders acaba negligenciado. Desse modo, essa dissertação visa explorar como a adoção de práticas de voluntariado corporativo contribui para a gestão estratégica de stakeholders externos da empresa. Esse estudo foi realizado, fundamentado na Teoria dos Stakeholders e na literatura de voluntariado corporativo, em uma grande empresa brasileira, reconhecida pelas suas iniciativas de responsabilidade social consistentes e por estar instalada em um entorno demarcado pela vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com dados primários coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e secundários coletados a partir da análise do site institucional e dos documentos oficiais da empresa. Como estratégia da análise de dados foi utilizada a análise temática em sua abordagem dedutiva, explorando os temas com a estrutura teórica existente e concretizando a triangulação de fontes. Os resultados mostram que o programa é um importante mecanismo para fortalecer o relacionamento da empresa com a comunidade, influenciado pela autenticidade das ações realizadas, que impacta positivamente a reputação da empresa, o engajamento de colaboradores e o desenvolvimento comunitário. Sublinha-se que os interesses da comunidade devem ser priorizados, entretanto, muitas vezes, outros grupos de interesse no voluntariado corporativo são evidenciados para justificar as ações perante grupos que podem ser céticos com relação ao êxito de atividades sociais. Além disso, compreende-se que o êxito dessas iniciativas está na estruturação organizada do programa, que equilibra o interesse de vários stakeholders no programa ao mesmo tempo que alinha as iniciativas de responsabilidade social aos objetivos estratégicos de longo prazo.
Abstract: Corporate volunteering has emerged as an initiative of Corporate Social Responsibility characterized by the execution of social and voluntary activities by employees, encouraged by management through dedicating part of their work hours to promoting social well-being. However, corporate volunteering is often highlighted as a significant mechanism for creating value for employees, emphasizing the program’s ability to impact retention and talent attraction. On the other hand, the impact on other stakeholder groups tends to be neglected. Therefore, this dissertation aims to explore how the adoption of corporate volunteering practices contributes to the strategic management of external stakeholders of the company. This study was conducted, grounded in Stakeholder Theory and corporate volunteering literature, at a major Brazilian company recognized for its consistent sustainable initiatives and located in a socially vulnerable environment. This is a qualitative case study, with primary data collected through semi-structured interviews and secondary data from the analysis of the company’s institutional website and official documents. Thematic analysis with a deductive approach was used as the data analysis strategy, exploring themes withing the existing theoretical framework and employing source triangulation. The results demonstrate that the program is an important mechanism to strengthen community relationships, influenced by the authenticity of actions taken, positively impacting the company’s reputation, employee engagement, and community development. It is emphasized that community interests should be prioritized withing the program, although other stakeholder groups in corporate volunteering are often highlighted to justify actions to skeptical groups about success of social initiatives. Additionally, the success of these initiatives lies in the organized structure of the program, as exemplified in this case study, balancing the interests of multiple stakeholders while aligning social responsibility initiatives with long-term strategic objectives.
Palavras-chave: Voluntariado
Responsabilidade social da empresa
Stakeholders
Planejamento estratégico
Volunteers
Social responsibility of business
Strategic planning
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1147
Data do documento: 30-ago-2024
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