FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSIQUEIRA, Edson de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680605259827627pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Jésus de Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528255078888728pt_BR
dc.contributor.referee1SALGADO, Gisele Mascarelli-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Karolyne-
dc.date.accessioned2025-02-18T19:35:46Z-
dc.date.available2024-09-18-
dc.date.available2025-02-18T19:35:46Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1156-
dc.description.resumoO presente estudo aborda os desafios enfrentados pela pedagogia atual na promoção da inclusão no ensino, desde o ingresso dos estudantes até a conclusão do curso. Fatores socioeconômicos, acessibilidade, evasão, racismo e preconceitos são obstáculos que afetam a permanência dos alunos na instituição. Diante da responsabilidade governamental no processo de ingresso, há necessidade de repensar as práticas educacionais visando a retenção dos estudantes até sua formação. A abordagem da educação inclusiva, considerando as especificidades dos estudantes, é crucial para criar um ambiente escolar mais igualitário e acolhedor. Embora as barreiras de inclusão no Brasil tenham ganhado destaque após a Constituição de 1988, ainda carecem de atenção adequada. O racismo, as desigualdades e a falta de acessibilidade impactam significativamente a vida acadêmica e pessoal dos estudantes, exigindo ações concretas para superá-las em prol de uma educação que respeite e valorize as diferenças. Nesse sentido, a proposta de um programa de aula surge como uma ferramenta estratégica para transformar a pedagogia vigente, baseando-se na singularidade de cada estudante, na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e na desconstrução de estereótipos e preconceitos. Este programa visa atender às demandas da sociedade contemporânea, construindo um futuro respeitoso, no qual os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver plenamente seu potencial.pt_BR
dc.description.abstractThe present study addresses the challenges faced by current pedagogy in promoting inclusion in education, from students' enrollment to course completion. Socioeconomic factors, accessibility, dropout rates, racism, and prejudices are obstacles that affect students' retention in the institution. Given the government's responsibility in the enroll- ment process, there is a need to rethink educational practices to retain students until their graduation. The approach of inclusive education, considering students' specificities, is crucial to create a more egalitarian and welcoming school environment. Although inclusion barriers in Brazil have gained prominence since the 1988 Constitution, they still lack adequate attention. Racism, inequalities, and lack of accessibility significantly impact students' academic and personal lives, requiring concrete actions to overcome them in favor of an education that respects and values differences. In this sense, the proposal of a lesson program emerges as a strategic tool to transform current pedagogy, based on the uniqueness of each student, promoting inclusive pedagogical practices, and dismantling stereotypes and prejudices. This program aims to meet the demands of contemporary society, building a respectful future in which students have the opportunity to fully develop their potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesSIQUEIRA, Edson de Oliveira. Desafios da pedagogia vigente na promoção da inclusão no ensino colegial técnico: uma proposta de programa de aula. 2024. 48 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio – Integração social - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDiversidade na educaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de ensino – Brasilpt_BR
dc.subjectHigh school - Social integration - Brazilpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDiversity in educationpt_BR
dc.subjectInstructional systems - Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleDesafios da pedagogia vigente na promoção da inclusão no ensino colegial técnico: uma proposta de programa de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON DE OLIVEIRA SIQUEIRA.pdf376.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.