FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1183
Tipo: Dissertação
Título: Análise sobre a utilização Sistemas E.R.P no ensino superior de Contabilidade: estudo de duas instituições de ensino superior de São Paulo
Autor(es): APARECIDO, Edymelson
Primeiro Orientador: PELEIAS, Ivam Ricardo
Primeiro membro da banca: FRANCO JUNIOR, Carlos Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Antônio Benedito Silva
Resumo: Resumo: Os Sistemas E.R.P. vêm se destacando como ferramenta essencial para a continuidade das operações das empresas. Paralelamente a esse fato, o mercado de trabalho vem buscando por profissionais que tenham conhecimento sobre o assunto, criando, dessa forma, a necessidade de atualização ou ainda uma formação acadêmica que contemple os Sistemas E.R.P. Este trabalho apresenta uma pesquisa da legislação e os requisitos necessários para a elaboração de um projeto pedagógico para o curso de Ciências Contábeis, para que seja a avaliada a possibilidade de inclusão do assunto nas grades curriculares. Foram realizadas entrevistas com empresas fornecedoras dos Sistemas E. R. P. para obtenção de dados sobre o funcionamento dos programas de Parcerias Acadêmicas oferecidos por elas, bem como pesquisas para identificar como fornecedores no exterior tratam o mesmo assunto. Após obtenção desses dados, foi realizada uma análise para avaliar os objetivos dos referidos programas. Também foram realizadas entrevistas com Instituições de Ensino Superior que já utilizam os Sistemas E.R.P. na formação de seus alunos, para identificar de que forma os referidos sistemas foram abordados em suas grades curriculares.
Abstract: Abstract: The E.R.P. stand out as an essential tool for the continuity of business operations. Parallel to this fact, the job market has been looking for professionals who have knowledge on the subject, creating, in this way, the need for updating or even an academic formation that contemplates the E.R.P. This work presents a research of the legislation and the necessary requirements for the elaboration of a pedagogical project for the Accounting Sciences course, so that the possibility of including the subject in the curricula can be evaluated. Interviews were conducted with companies that supply the E.R.P. Systems to obtain data on the functioning of the Academic Partnership programs offered by them, as well as research to identify how suppliers abroad deal with the same subject. After obtaining these data, an analysis was carried out to assess the objectives of these programs. Interviews were also carried out with Higher Education Institutions that already use the E.R.P. in the training of their students, to identify how these systems were addressed in their curricula.
Palavras-chave: Contabilidade -Estudo e ensino (Superior)
Accountancy - Study and teaching (Higher)
Sistemas de informação gerencial
Executive information systems
CNPq: CNPQ::CONTROLADORIA E CONTABILIDADE ESTRATÉGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1183
Data do documento: 11-set-2002
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edymelson Aparecido AC - 36024.pdf6.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.