FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1189
Tipo: Dissertação
Título: Estratégia e transformação organizacional: estudo de caso do Banco do Brasil em sua inserção no segmento concorrencial corporate
Autor(es): PRETTI, Flávio Humberto
Primeiro Orientador: PAGNANI, Eolo Marques
Primeiro membro da banca: EBOLI, Marisa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: ACCORSI, André
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender as características do mercado bancário atual a partir da perspectiva da inserção do Banco do Brasil (BB), maior banco do setor financeiro nacional, no mercado dos Bancos de Atacado. A partir de um referencial teórico sobre estratégia, procura historiar e analisar o padrão de decisões do Banco do Brasil a respeito do modelo e estrutura de seu atendimento a clientes pessoa jurídica denominada corporate, no período de 1995 até 2003. Metodologicamente, o trabalho envolve pesquisa histórica de natureza explicativa, documental e bibliográfica realizada junto ao Banco do Brasil. Entrevistas semi-estruturadas de questões abertas com os principais executivos da empresa envolvidos nas transformações do BB no segmento concorrencial dos Bancos de Atacado subsidiaram o estudo de caso. O trabalho está dividido em introdução, três capítulos e conclusão. Na introdução, estão apresentados os objetivos e a metodologia utilizada. No primeiro capítulo são apresentados os referenciais teóricos sobre transformação organizacional e estratégia, com enfoque especial no segundo tema. O segundo aborda as transformações do sistema financeiro nacional, ambiente de inserção do BB em seu processo de reestruturação. O terceiro capítulo aborda o estudo de caso do BB. E finalmente, estão apresentadas no último capítulo as principais conclusões e considerações sobre a pesquisa.
Abstract: Abstract: This work aims to understand the characteristics of the current banking market from the perspective of the insertion of Banco do Brasil (BB), the largest bank in the national financial sector, in the Wholesale Banking market. Based on a theoretical reference on strategy, it seeks to describe and analyze Banco do Brasil's pattern of decisions regarding the model and structure of its service to legal entity clients called corporate, in the period from 1995 to 2003. Methodologically, the work involves research explanatory, documental and bibliographical history carried out with Banco do Brasil. Semi-structured interviews with open questions with the company's main executives involved in BB's transformations in the competitive segment of Wholesale Banks supported the case study. The work is divided into an introduction, three chapters and a conclusion. In the introduction, the objectives and methodology used are presented. The first chapter presents the theoretical references on organizational transformation and strategy, with a special focus on the second theme. The second deals with the transformations of the national financial system, the environment in which BB was inserted in its restructuring process. The third chapter deals with the BB case study. And finally, the main conclusions and considerations about the research are presented in the last chapter.
Palavras-chave: Banco do Brasil - Estudo de caso
Desenvolvimento Organizacional
Organizational development
Planejamento estratégico
Strategic planning
CNPq: CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1189
Data do documento: 31-ago-2004
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávio Humberto Pretti- AC - 41230.pdf19.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.