FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da percepção dos executivos dos laboratórios farmacêuticos que fabricam e comercializam medicamentos de venda sob prescrição médica, instalados no Estado de São Paulo, sobre a utilização e a validade das abordagens mercadológicas de segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, diferenciação e posicionamento
Autor(es): MONTEIRO, Geraldo Cardoso
Primeiro Orientador: PARRA, José Francisco R.
Resumo: Resumo: Os laboratórios farmacêuticos divulgam, de forma ética, os seus medicamentos ao médico, porque no brasil, a Vigilância Sanitária através da Lei nº 6.360/76, e , posteriormente, atualizada pela Lei nº 9.294/96, regulamenta a concepção ética na divulgação dos medicamentos, proibindo propagandas na mídia de massa dos medicamentos de venda sob prescrição médica, fabricados pelos laboratórios farmacêuticos. Assim as propagandas e esforços promocionais são dirigidos médicos e aos dentistas. Além disso, as Resoluções-RDC nº 102/2001 e 133/2001 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelecem critérios para propaganda, para mensagens publicitárias e promocionais e para outras práticas cujo objeto seja a divulgação, promoção ou comercialização de medicamentos de produção nacional ou importado, quaisquer que sejam as formas e os meios de sua veiculação, incluindo as transmitidas no decorrer da programação das emissoras de rádio e de televisão. Essa forma, faz com que esse mercado apresente características particulares que fogem às tradicionais abordagens de marketing. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos executivos dos laboratórios farmacêuticos que fabricam e comercializam medicamentos de venda sob prescrição médica, instalados no Estado de São Paulo, sobre a utilização e a validade das abordagens mercadológicas de segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, diferenciação e posicionamento.
Abstract: Abstract: Pharmaceutical laboratories disclose, ethically, their medicines to the doctor, because in Brazil, the Sanitary Surveillance through Law nº 6.360/76, and, later, updated by Law nº 9.294/96, regulates the ethical conception in the disclosure of drugs, prohibiting advertisements in the mass media of prescription drugs manufactured by pharmaceutical companies. Thus, advertisements and promotional efforts are aimed at physicians and dentists. In addition, RDC-Resolutions No. 102/2001 and 133/2001 of the National Health Surveillance Agency establish criteria for advertising, for publicity and promotional messages and for other practices whose object is the dissemination, promotion or commercialization of medicines produced nationally or imported, whatever the forms and means of its transmission, including those transmitted during the programming of radio and television stations. In this way, this market presents particular characteristics that are different from traditional marketing approaches. In view of this, this study aimed to analyze the perception of executives of pharmaceutical laboratories that manufacture and sell prescription drugs, installed in the State of São Paulo, on the use and validity of marketing approaches of market segmentation, selection of target market, differentiation and positioning.
Palavras-chave: Indústria farmacêutica
Pharmaceutical industry
Medicamentos
Pharmaceuticals
CNPq: CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1191
Data do documento: 7-abr-2003
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