Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1195
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise das disciplinas da área de custos no contexto da estrutura curricular dos cursos de graduação em administração de empresas |
Autor(es): | SILVA, Hélio Alves da |
Primeiro Orientador: | GODOY, Arilda Schmidt |
Resumo: | A intensificação e o aprofundamento de mudanças substantivas na dinâmica do mundo atual, que transcendem os fenômenos meramente econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais, ocorridas nas últimas décadas têm afetado fortemente o processo educacional. O conhecimento já não mais se caracteriza por ser estável e duradouro. Neste contexto, toma-se necessário avaliar constantemente nossas atividades, e entre elas o processo educacional. O objetivo deste trabalho é avaliar o ensino de custos nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa em três universidades da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com sete professores e três coordenadores do curso de Administração de Empresas. Foram também coletados e analisados os planos de ensino das instituições pesquisadas. A análise dos dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo com base na análise temática do texto. Os resultados obtidos mostram o reconhecimento, pelas três instituições, da importância do conhecimento das técnicas de custeio pelos alunos, mas demonstram que as instituições possuem diferentes dificuldades em se adequar às novas nece'ssidades, geradas pelas rápidas modificações no cenário externo às instituições de ensino. As ações das universidades em prol da atualização do ensino da disciplina são, em diferentes graus, ainda limitadas. Mesmo com algum espaço ganho, ainda há muito que ser conquistado. Os estudos que analisam questões curriculares pretendem oferecer uma contribuição nesse sentido, fornecendo dados e informações que auxiliem as instituições, através dos coordenadores de cursos e professores, a refletirem sobre a pertinência, atualidade e adequação dos conteúdos ensinados na área de custos, na formação dos administradores de empresas. |
Abstract: | The educational process has been strongly affected by the intensification and deepening of substantive changes in the current world dynamics, which exceed the phenomenon merely economical invading the politics, social and cultural dimensions that occurred in the last decades. The knowledge is not characterized anymore for being steady and lasting. In this context, becomes to necessary to evaluate our activies constantly, including the educationl process. The objective of this work is to evaluate the education of costs in the graduation's courses. This study it is characterized as a qualitative research that intends to analyze the education of costs in the graduation's courses in three universities in Sao Paulo City. The data were collected through semi-structured interviews with seven professors and three coordinators of Business Administration Course. Also, the plans of executed by the content analysis method, based on the text's thematic observation. The results show the recognition, by the three institutions, of the importance of the knowledge of costs techniques by the students of Business Administration courses, but they demonstrate that the institutions have different difficulties to adjust to the new necessities, that was generated for the fast modifications in the external scene to the education institutions. The actions of the universities to improve and update of the learning of discipline are, in different degrees, still limited. Despite the conquered space, there is more to archieve. The studies that analyze curricular questions intend to ofter a contribution in this direction, supplying data and information that assist the institutions, through the courses coordinators and professors to reflect on the relevancy, nowadays and adequacy of the contents taught in the area of costs, in the formation of the business administrators. |
Palavras-chave: | Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) Management, Industrial - Study and teaching (Higher) Custo - Estudo e ensino (universitário) cust - Study and teaching (Higher) |
CNPq: | CNPQ::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Centro Universitário Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1195 |
Data do documento: | 2002 |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hélio Alves da Silva AC - 31834.pdf | 4.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.