FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1197
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos efeitos da graduação sobre alunos de cursos de graduação em Administração de Empresa
Autor(es): REINALDO, Irani Aparecida
Primeiro Orientador: GODOY, Arilda Schmidt
Resumo: Resumo: O período de graduação é um dos mais significativos para o estudante, pois refletirá não só na vida profissional como também nos aspectos pessoais, individuais e coletivos. Os fatores que influenciam o alunado de ensino superior refletem de modo profundo na sociedade na qual ele está inserido. Trata-se de uma complexidade da formação do ser humano cuja responsabilidade cabe a todos os envolvidos na comunidade acadêmica. Para contribuir com uma melhor compreensão dos efeitos que a experiência de cursar o ensino superior provoca nos alunos, o objetivo deste trabalho é identificar aspectos que envolvem aprendizagens e mudanças não registradas diretamente nas medidas de aproveitamento e desempenho acadêmico. Especificamente, o foco está nos comportamentos, nas competências e/ou nas habilidades adquiridas durante a graduação, conforme a percepção dos alunos de cursos de Administração de Empresas.Este estudo tem como objetivo geral identificar os aspectos que envolvem aprendizagens e mudanças no desempenho dos acadêmicos. Os objetivos específicos deste estudo são: (a) perceber os efeitos da graduação nos alunos, (b) avaliar comportamentos, competências e/ou habilidades adquiridas durante a graduação, (c) identificar aspectos não visíveis nas medidas de aproveitamento já existentes e (d) proporcionar instrumento de investigação que venha cooperar com o processo avaliativo do ensino superior. Para atingir esses objetivos, realizou-se um levantamento amostral, por meio de um instrumento denominado Questionário de Avaliação dos Efeitos da Graduação ¿ QUEG. Como resultado percebeu-se que os aspectos mais valorizados pelos alunos são os relativos à aquisição de competências pessoais e vocacionais. Outros fatores identificados foram denominados: Competência Prática, Apreciação Cultural, Complexidade Cognitiva, Conhecimentos e Habilidades Acadêmicas. Esses aspectos refletem as influências positivas dos anos que passaram no curso superior.
Abstract: Abstract: The graduation period is one of the most significant for the student, as it will reflect not only on professional life but also on personal, individual and collective aspects. The factors that influence higher education students reflect profoundly on the society in which they are inserted. This is a complex aspect of the formation of human beings whose responsibility lies with everyone involved in the academic community. In order to contribute to a better understanding of the effects that the experience of attending higher education has on students, the objective of this work is to identify aspects that involve learning and changes that are not directly registered in the measures of use and academic performance. Specifically, the focus is on behaviors, competencies and/or skills acquired during graduation, as perceived by students of Business Administration courses. This study has the general objective of identifying aspects involving learning and changes in academic performance . The specific objectives of this study are: (a) to perceive the effects of graduation on students, (b) to evaluate behaviors, competences and/or skills acquired during graduation, (c) to identify aspects not visible in existing achievement measures and (d) ) to provide a research instrument that will cooperate with the evaluation process of higher education. To achieve these objectives, a sample survey was carried out using an instrument called the Graduation Effects Assessment Questionnaire - QUEG. As a result, it was noticed that the aspects most valued by students are those related to the acquisition of personal and vocational skills. Other factors identified were named: Practical Competence, Cultural Appreciation, Cognitive Complexity, Academic Knowledge and Skills. These aspects reflect the positive influences of the years spent in higher education.
Palavras-chave: Ensino superior - Avaliação
Administração de empresas - estudo e ensino (superior)
Business administration - Study and teaching (Higher)
College students- valuation
CNPq: CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1197
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Irani Aparecida Reinaldo AC - 22894.pdf3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.