FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREINALDO, Irani Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1861618717738873pt_BR
dc.contributor.advisor1GODOY, Arilda Schmidt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T18:16:29Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-04-09T18:16:29Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1197-
dc.description.resumoResumo: O período de graduação é um dos mais significativos para o estudante, pois refletirá não só na vida profissional como também nos aspectos pessoais, individuais e coletivos. Os fatores que influenciam o alunado de ensino superior refletem de modo profundo na sociedade na qual ele está inserido. Trata-se de uma complexidade da formação do ser humano cuja responsabilidade cabe a todos os envolvidos na comunidade acadêmica. Para contribuir com uma melhor compreensão dos efeitos que a experiência de cursar o ensino superior provoca nos alunos, o objetivo deste trabalho é identificar aspectos que envolvem aprendizagens e mudanças não registradas diretamente nas medidas de aproveitamento e desempenho acadêmico. Especificamente, o foco está nos comportamentos, nas competências e/ou nas habilidades adquiridas durante a graduação, conforme a percepção dos alunos de cursos de Administração de Empresas.Este estudo tem como objetivo geral identificar os aspectos que envolvem aprendizagens e mudanças no desempenho dos acadêmicos. Os objetivos específicos deste estudo são: (a) perceber os efeitos da graduação nos alunos, (b) avaliar comportamentos, competências e/ou habilidades adquiridas durante a graduação, (c) identificar aspectos não visíveis nas medidas de aproveitamento já existentes e (d) proporcionar instrumento de investigação que venha cooperar com o processo avaliativo do ensino superior. Para atingir esses objetivos, realizou-se um levantamento amostral, por meio de um instrumento denominado Questionário de Avaliação dos Efeitos da Graduação ¿ QUEG. Como resultado percebeu-se que os aspectos mais valorizados pelos alunos são os relativos à aquisição de competências pessoais e vocacionais. Outros fatores identificados foram denominados: Competência Prática, Apreciação Cultural, Complexidade Cognitiva, Conhecimentos e Habilidades Acadêmicas. Esses aspectos refletem as influências positivas dos anos que passaram no curso superior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The graduation period is one of the most significant for the student, as it will reflect not only on professional life but also on personal, individual and collective aspects. The factors that influence higher education students reflect profoundly on the society in which they are inserted. This is a complex aspect of the formation of human beings whose responsibility lies with everyone involved in the academic community. In order to contribute to a better understanding of the effects that the experience of attending higher education has on students, the objective of this work is to identify aspects that involve learning and changes that are not directly registered in the measures of use and academic performance. Specifically, the focus is on behaviors, competencies and/or skills acquired during graduation, as perceived by students of Business Administration courses. This study has the general objective of identifying aspects involving learning and changes in academic performance . The specific objectives of this study are: (a) to perceive the effects of graduation on students, (b) to evaluate behaviors, competences and/or skills acquired during graduation, (c) to identify aspects not visible in existing achievement measures and (d) ) to provide a research instrument that will cooperate with the evaluation process of higher education. To achieve these objectives, a sample survey was carried out using an instrument called the Graduation Effects Assessment Questionnaire - QUEG. As a result, it was noticed that the aspects most valued by students are those related to the acquisition of personal and vocational skills. Other factors identified were named: Practical Competence, Cultural Appreciation, Cognitive Complexity, Academic Knowledge and Skills. These aspects reflect the positive influences of the years spent in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesREINALDO, Irani Aparecida. Avaliação dos efeitos da graduação sobre alunos de cursos de graduação em Administração de Empresas. 2003. xii, 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de empresas - estudo e ensino (superior)pt_BR
dc.subjectBusiness administration - Study and teaching (Higher)pt_BR
dc.subjectCollege students- valuationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleAvaliação dos efeitos da graduação sobre alunos de cursos de graduação em Administração de Empresapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Irani Aparecida Reinaldo AC - 22894.pdf3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.