FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, João Marcos-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1ROBLES JUNIOR, Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4447961036109424pt_BR
dc.contributor.referee1PINTO, Manuel José Nunes-
dc.contributor.referee2CEI, Nena Gerusa-
dc.date.accessioned2025-04-10T17:49:26Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-04-10T17:49:26Z-
dc.date.issued2002-07-22-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1201-
dc.description.resumoResumo: Esta dissertação tem por objetivos: estudar aspectos dos fornecedores de autopeças frente ao ambiente competitivo do segmento automotivo nacional, na conquista de novos negócios em ambiente globalizado; investigar o papel que o ABC e a ABM desempenham hoje ou podem vir a desempenhar, como instrumentos de gestão para alcançar a competitividade exigida neste segmento tão importante da economia nacional, que é o , segmento automotivo. Serão tratados o fator redução de preços e o fator redução de custos subsequente, como uma forma do fornecedor de autopeças manter sua rentabilidade ao atender a pressão dos clientes por menores preços. O fator redução de preços, com subsequente e obrigatória redução de custos, podem ter na implantação do ABC/ ABM, um instrumento de gestão para a consecução desses objetivos. Delimitando o tema para as indústrias de autopeças filiadas ao Sindipeças e localizadas no Estado de S.Paulo, pretende-se verificar qual a taxa de adesão para a Contabilidade por Atividades (ABC) e o Gerenciamento Baseado em Atividades (ABM) como instrumentos de gestão e, que papel, quando ainda não difundidos (conhecidos) ou ainda não utilizados, podem desempenhar neste universo delimitado. Serão analisadas as oportunidades de melhoria na competitividade que essas empresas podem obter com a implantação do custeio baseado em atividades (ABC) e da gestão por atividades (ABM). Neste trabalho, serão feitas a análise e a avaliação dos fatores que levaram algumas empresas do universo delimitado a não adotarem o Custeio Baseado em Atividades e, como evolução natural do ABC, a Gestão Baseada em Atividades (ABM). Pretende-se também correlacionar o uso do ABC/ ABM com outras tecnologias e filosofias de gestão, utilizadas pelas indústrias de autopeças no universo delimitado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to: study aspects of auto parts suppliers in the face of the competitive environment of the national automotive segment, in the conquest of new businesses in a globalized environment; investigate the role that ABC and ABM play today or may come to play, as management tools to achieve the required competitiveness in this very important segment of the national economy, which is the automotive segment. The price reduction factor and the subsequent cost reduction factor will be treated as a way for the auto parts supplier to maintain its profitability by meeting the pressure from customers for lower prices. The price reduction factor, with subsequent and mandatory cost reduction, may have in the implementation of ABC/ABM, a management instrument to achieve these objectives. Delimiting the theme to the auto parts industries affiliated to Sindipeças and located in the State of S.Paulo, it is intended to verify the adherence rate for Accounting by Activities (ABC) and Activity-Based Management (ABM) as management instruments and, what role, when not yet disseminated (known) or not yet used, can they play in this delimited universe. The opportunities for improving competitiveness that these companies can obtain with the implementation of activity-based costing (ABC) and activity-based management (ABM) will be analyzed. In this work, the analysis and evaluation of the factors that led some companies in the delimited universe to not adopt Activity-Based Costing and, as a natural evolution of ABC, Activity-Based Management (ABM) will be carried out. It is also intended to correlate the use of ABC/ABM with other technologies and management philosophies, used by the auto parts industries in the delimited universe.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesVIEIRA, João Marcos. O custeio baseado em atividades e a gestão por atividades no ambiente das indústrias de autopeças filiadas ao Sindipeças no Estado de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica) Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomóveis - peçaspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Auto partspt_BR
dc.subjectAutomóveis - comérciopt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CONTROLADORIA E CONTABILIDADE ESTRATEGICApt_BR
dc.titleO custeio baseado em atividades e a gestão por atividades no ambiente das indústrias de autopeças filiadas ao Sindipeças no Estado de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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