FECAP Mestrado Administração de Empresas
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dc.creatorANCHIETA, José Orlando Bortaliero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3085919311779623pt_BR
dc.contributor.advisor1GARCIA, Mauro Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202169991924202pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-03T18:14:33Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T18:14:33Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttps://tede.fecap.br/handle/123456789/1213-
dc.description.resumoResumo: Este trabalho é um estudo analítico das relações de troca que acontecem dentro do sistema organização-cliente, considerando uma perspectiva de estratégia de marketing. A atual era da responsabilidade social, o surgimento das Organizações Não Governamentais e a evolução do relacionamento e da exigência da sociedade estão forçando as organizações a compreender e aplicar na área social os conceitos pregados pelos estudiosos de marketing. Nesta tendência, as organizações necessitam de métodos, técnicas e ferramentas que possibilitem a compreensão e a satisfação de necessidades e expectativas dos seus clientes. Surge então o marketing social, segundo o qual os princípios e práticas de marketing podem ser aplicados não somente a produtos e serviços lucrativos, mas também na promoção de idéias, causas e programas sociais. O marketing social age de acordo com o interesse do grupo alvo ou ainda da sociedade. Este trabalho tem por proposta realizar uma pesquisa de caráter exploratório, para revelar a efetividade do Programa S.O.S Bombeiros no Resgate da Cidadania, por meio da satisfação dos pais ou responsáveis pelos jovens que participam do programa, facilitando o entendimento do marketing social como instrumento moderno de mudança de comportamento. Os resultados da pesquisa mostraram que os pais estão muito satisfeitos com o programa, objeto do nosso estudo. Isto posto, verifica-se que o programa está alcançando seu objetivo - a mudança do comportamento de jovens por meio do resgate da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis work is an analitic study of the relations of change that happens within the system client-o t-organization considering a perspective of marketing strategy. The current time of the ial responsability, the coming up of the Non-Governamental Organization and the evololution of the relationship and the demand of the society are forcing the organizations to comprehend and apply, in the social field, the concepts preeched by the marketing students. In this tendency the organizations need methods, technics and tools that enable the comprehension and the satisfaction ofthe needs and hopes of their clients. Then the social marketing comes up where the principles and practice of the marketing can be applied not only at profitable services and products but also at ideas, causes and social programs. The social marketing acts according to the interest of the targeted group or yet the society. This work has a purpose to realize a research at an exploitation character to reveal the effectiveness ofthe S.O.S. Firemen Program in Citizenship rescue, through the satisfaction of the parents or the responsable ones for the youngsters who participate the program, facilitating the understanding of the social marketing as a modern toll of behaviour changing. The results ofthe research showed that the parents are very satisfied with the program, object of our study. Bythis, we can see that the program is reaching its goal, the changing of the behaviour of youths through the citizenship rescue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesANCHIETA, José Orlando Bortaliero de. Marketing social: análise de um programa social. 2002. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. Disponível em: https://pergamum.fecap.br/pergamumweb/vinculos/000052/00005206.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing Socialpt_BR
dc.subjectSocial marketingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleMarketing social: análise de um programa socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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