FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: O relatório da administração nas sociedades por ações, como instrumento de comunicação empresarial: uma abordagem qualitativa
Autor(es): GIORDANI, José Roberto
Primeiro Orientador: NAKAMURA, Wilson Toshiro
Resumo: Resumo: Os objetivos desse estudo podem ser divididos em dois componentes: em um plano mais geral pretendeu-se refletir sobre a importância crescente da comunicação do desempenho empresarial para o meio externo como um processo vital e estratégico para as empresas atuais, face às necessidades de informação de seus diferentes públicos. Em um plano mais específico pretendeu­ se identificar e classificar as informações sobre os negócios empresariais, presentes nos Relatórios da Administração das sociedades por ações e a partir deste levantamento, procurou-se discutir os resultados encontrados à luz das teorias de finanças, sobretudo no que concerne à Teoria de Agência, ou seja sua importância como fonte de evidenciação da performance dos negócios empresariais. Para conseguir atingir este intento foi aplicada à este tipo de documento, uma metodologia de pesquisa, denominada Análise de Conteúdo. Procurou-se adaptar e aplicar esta metodologia de análise da informação escrita num nível exploratório, e verificar suas possibilidades de contribuição à leitura e interpretação, neste tipo de comunicação empresarial. Os resultados da pesquisa dos relatórios das empresas analisadas indicaram a existência de várias deficiências quanto ao conteúdo considerado adequado para este espaço de comunicação da empresa com seus acionistas e com os seus diversos públicos. Mesmo assim a análise qualitativa do conteúdo permitiu estabelecer algumas diferenças importantes de grau quanto ao posicionamento individual atingido em termos da adequação dos documentos por elas gerados, quanto ao grau de relevância e evidenciação adicional proporcionados por eles. Por conseguinte, este posicionamento reflete o quanto as informações neles contidas contribuíram (ou não) para minimizar o conflito de assimetria informacional entre agente e principal, por meio do monitoramento proporcionado por este tipo de documento. A utilização e resultados obtidos com a análise de conteúdo nesta pesquisa indicou ser esta metodologia uma ferramenta bastante promissora em estudos na área de Finanças e Administração de Empresas.
Abstract: Abstract: The objectives of this study can be divided into two components: on a more general level, it was intended to reflect on the growing importance of communicating business performance to the external environment as a vital and strategic process for today's companies, given the needs of information from its different audiences. On a more specific level, it was intended to identify and classify the information on corporate business, present in the Management Reports of joint-stock companies and from this survey, an attempt was made to discuss the results found in the light of finance theories, especially with regard to to Agency Theory, that is, its importance as a source of evidence of business performance. To achieve this goal, a research methodology called Content Analysis was applied to this type of document. We tried to adapt and apply this methodology of analysis of written information at an exploratory level, and to verify its possibilities of contribution to reading and interpretation, in this type of business communication. The results of the survey of the analyzed companies' reports indicated the existence of several deficiencies in terms of the content considered adequate for this communication space between the company and its shareholders and its various publics. Even so, the qualitative analysis of the content made it possible to establish some important differences in degree regarding the individual position reached in terms of the adequacy of the documents generated by them, regarding the degree of relevance and additional disclosure provided by them. Therefore, this position reflects how much the information contained therein contributed (or not) to minimize the conflict of informational asymmetry between agent and principal, through the monitoring provided by this type of document. The use and results obtained with the content analysis in this research indicated that this methodology is a very promising tool in studies in the area of Finance and Business Administration.
Palavras-chave: Relatórios de Sociedades comerciais
Company reports
Comunição Administrativa
Business communication
CNPq: CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1214
Data do documento: 2003
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