FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1215
Tipo: Dissertação
Título: As mudanças sócio-econômicas do ABC e a necessidade de adequação profissional do ensino da contabilidade
Autor(es): XAVIER, José Sant'Anna
Primeiro Orientador: CEI, Nena Geruza
Primeiro membro da banca: BORBA, Jason Tadeu
metadata.dc.contributor.referee2: OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como propósito pesquisar e analisar as mudanças sócio econômicas que estão ocorrendo na região do ABC e a necessidade de adequação na formação profissional do ensino da Contabilidade nos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com objetivos de contribuir na inserção dos jovens nesse novo mercado de trabalho. Inicialmente, a pesquisa foi dirigida aos órgãos municipais, com o fim de verificar se realmente essas mudanças estão ocorrendo. Constatou-se através da pesquisa, um crescimento dos setores comerciais e prestadores de serviços em detrimento da estagnação do setor industrial. Nossa atenção volta-se então aos dirigentes desses setores emergentes, procurando saber quais suas opiniões sobre o valor das informações prestadas pela Contabilidade, e, como tal ciência poderia contribuir na melhoria da eficácia de suas tomadas de decisão. Analisados os dados obtidos, verificamos que embora no universo das empresas pesquisadas, prevaleça a micro empresa, há por parte de seus responsáveis um interesse em fazer uso dos recursos outorgados à ciência contábil, no sentido de auxiliá-Ios no desempenho de suas funções. Diante de tais fatos, nossas pesquisas foram direcionadas às Instituições de Ensino Superior que ministram tais disciplinas, objetivando constatar se o ensino da contabilidade está sendo direcionado ao atendimento dos anseios dessa classe empresarial.
Abstract: Abstract: The purpose of this work is to research and analyze the socio-economic changes that are taking place in the ABC region and the need for adequacy in the professional training of Accounting teaching in Accounting and Business Administration courses, with the objective of contributing to the insertion of young people in this new labor market. Initially, the survey was directed at municipal bodies, with the aim of verifying whether these changes are really taking place. It was verified through the research, a growth of the commercial sectors and service providers in detriment of the stagnation of the industrial sector. Our attention then turns to the leaders of these emerging sectors, trying to find out what their opinions are about the value of the information provided by Accounting, and how such science could contribute to improving the effectiveness of their decision-making. After analyzing the obtained data, we verified that although in the universe of the researched companies, the micro company prevails, there is an interest on the part of those responsible for making use of the resources granted to the accounting science, in the sense of helping them in the performance of their functions. Faced with these facts, our research was directed to Higher Education Institutions that teach such disciplines, aiming to verify whether the teaching of accounting is being directed to meeting the desires of this business class.
Palavras-chave: Contabilidade
Accountancy
Estudo de caso (superior)
Study and teaching (Higher)
CNPq: CNPQ::CONTROLADORIA E CONTABIDADE ESTRATEGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1215
Data do documento: 28-abr-2002
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Sant´Anna Xavier.pdf13.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.