FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: A percepção do professor de marketing sobre o que é marketing esportivo
Autor(es): LUCCHESI, Reinaldo do Nascimento
Primeiro Orientador: GARCIA, Mauro Neves
Primeiro membro da banca: BAZANINI, Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Dirceu da
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar qual percepção os professores de marketing têm sobre o que é marketing esportivo e qual seu escopo de atividades. Ao final do trabalho, é proposta uma definição para marketing esportivo. Para atingir este objetivo, inicialmente é traçada a evolução histórica do marketing desde os primórdios das sociedades para perceber como este conceito tem mudado através dos tempos e qual seu significado hoje. A seguir é feito um estudo sobre o esporte, analisando-o sob alguns aspectos históricos, políticos, econômicos, sociológicos, ideológicos, trabalhistas, culturais e pedagógicos. Também é traçada a evolução histórica do marketing esportivo com o intuito de verificar se houve alterações em seu significado original. Este estudo também visa identificar como a ligação entre os negócios e os esportes começaram a ocorrer no início do século XX. Alicerçado no estudo da evolução do marketing, do marketing esportivo e do esporte é feita uma pesquisa exploratória, qualitativa, com professores de marketing para determinar o que é, na percepção da amostra, marketing esportivo. Esta pesquisa também visa responder qual o rol de atividades abrangidas pelo marketing esportivo e se, na opinião dos entrevistados, os conceitos, práticas e estratégias desenvolvidos em marketing de serviços englobam totalmente o marketing esportivo.
Abstract: The objective of this study is to identify marketing professors' perceptions of sports marketing and its scope of activity. At the end of the study, a definition of sports marketing is proposed. To achieve this objective, the historical evolution of marketing is initially traced since the beginnings of society to understand how this concept has changed over time and its current meaning. Next, a study of sports is conducted, analyzing it from various historical, political, economic, sociological, ideological, labor, cultural, and pedagogical perspectives. The historical evolution of sports marketing is also traced to determine whether its original meaning has changed. This study also aims to identify how the connection between business and sports began to emerge in the early 20th century. Based on the study of the evolution of marketing, sports marketing, and sports, an exploratory, qualitative study was conducted with marketing professors to determine what sports marketing means, in the sample's perception. This research also aims to answer the list of activities covered by sports marketing and whether, in the interviewees' opinion, the concepts, practices and strategies developed in service marketing fully encompass sports marketing.
Palavras-chave: Marketing esportivo - Estudo e ensino
Sports marketing - Study and teaching
Marketing - história
Marketing - history
CNPq: CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1248
Data do documento: 30-jun-2003
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