FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCCHESI, Reinaldo do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906896620347665pt_BR
dc.contributor.advisor1GARCIA, Mauro Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202169991924202pt_BR
dc.contributor.referee1BAZANINI, Roberto-
dc.contributor.referee2SILVA, Dirceu da-
dc.date.accessioned2025-10-23T16:18:02Z-
dc.date.available2025-10-22-
dc.date.available2025-10-23T16:18:02Z-
dc.date.issued2003-06-30-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1248-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar qual percepção os professores de marketing têm sobre o que é marketing esportivo e qual seu escopo de atividades. Ao final do trabalho, é proposta uma definição para marketing esportivo. Para atingir este objetivo, inicialmente é traçada a evolução histórica do marketing desde os primórdios das sociedades para perceber como este conceito tem mudado através dos tempos e qual seu significado hoje. A seguir é feito um estudo sobre o esporte, analisando-o sob alguns aspectos históricos, políticos, econômicos, sociológicos, ideológicos, trabalhistas, culturais e pedagógicos. Também é traçada a evolução histórica do marketing esportivo com o intuito de verificar se houve alterações em seu significado original. Este estudo também visa identificar como a ligação entre os negócios e os esportes começaram a ocorrer no início do século XX. Alicerçado no estudo da evolução do marketing, do marketing esportivo e do esporte é feita uma pesquisa exploratória, qualitativa, com professores de marketing para determinar o que é, na percepção da amostra, marketing esportivo. Esta pesquisa também visa responder qual o rol de atividades abrangidas pelo marketing esportivo e se, na opinião dos entrevistados, os conceitos, práticas e estratégias desenvolvidos em marketing de serviços englobam totalmente o marketing esportivo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify marketing professors' perceptions of sports marketing and its scope of activity. At the end of the study, a definition of sports marketing is proposed. To achieve this objective, the historical evolution of marketing is initially traced since the beginnings of society to understand how this concept has changed over time and its current meaning. Next, a study of sports is conducted, analyzing it from various historical, political, economic, sociological, ideological, labor, cultural, and pedagogical perspectives. The historical evolution of sports marketing is also traced to determine whether its original meaning has changed. This study also aims to identify how the connection between business and sports began to emerge in the early 20th century. Based on the study of the evolution of marketing, sports marketing, and sports, an exploratory, qualitative study was conducted with marketing professors to determine what sports marketing means, in the sample's perception. This research also aims to answer the list of activities covered by sports marketing and whether, in the interviewees' opinion, the concepts, practices and strategies developed in service marketing fully encompass sports marketing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesLUCCHESI, Reinaldo do Nascimento. A percepção do professor de marketing sobre o que é marketing esportivo. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing esportivo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSports marketing - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMarketing - históriapt_BR
dc.subjectMarketing - historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleA percepção do professor de marketing sobre o que é marketing esportivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reinaldo do Nascimento Lucchesi.pdf5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.