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https://tede.fecap.br/handle/123456789/1249Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SILVA, Reinaldo O. da | - |
| dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | NUNES, Rogério da Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5028652040342131 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T16:37:54Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23 | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T16:37:54Z | - |
| dc.date.issued | 2002 | - |
| dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1249 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho visa pesquisar as características que proporcionam vantagens competitivas, de diversos tipos de "organizações de aprendizagem". O estudo partiu da hipótese que as organizações de aprendizagem possuem características que as distinguem das demais, e que estas características propiciariam vantagens competitivas. A partir de informações extraídas de pesquisa na literatura, foram detectados e compilados diversos aspectos que caracterizam as organizações de aprendizagem, do ponto de vista dos teóricos. Um questionário foi então, elaborado com o fim de verificar se as características "reais" das organizações de aprendizagem correspondiam àquelas estabelecidas pelos vários estudos levantados, levando em consideração que a pesquisa do trabalho seria realizada em organizações orientadas pela Fundação Dom Cabral (FDC). O levantamento das características das organizações de aprendizagem foi feito em cinco empresas, contatadas por recomendação da Zumble - uma empresa de São Paulo que, à semelhança da FDC, orienta empresas que desejam/procuram se transformar em organizações de aprendizagem. As características levantadas dentre elas se mostraram bastante semelhantes, sob em enfoque amplo de abordagem, e diferentes principalmente por serem empresas de atividades distintas. O estudo serve de base para expansão de elaboração de propostas de desenvolvimento de organizações de aprendizagem as quais serão importantes em razão do atual estado de necessidade de mudanças nas organizações. O estudo objetiva também, identificar as dificuldades que surgem no processo de implementação da aprendizagem organizacional, verificar como as empresas resolvem tais dificuldades para implementação e verificar os resultados das mudanças, no processo de aprendizagem. O trabalho não pode esgotar o assunto ( e nem tem esta pretensão), mas lança o fundamento para o estabelecimento de um processo de aprendizagem organizacional, com a finalidade de facilitar o desenvolvimento organizacional, face as mudanças constantes a que as organizações estarão submetidas, provavelmente, daqui por diante. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This work aims to investigate the characteristics that provide competitive advantages of different types of "learning organizations". The study started from the hypothesis that learning organizations have characteristics that distinguish them from others, and that these characteristics would provide competitive advantages. From information extracted from research in the literature, several aspects that characterize learning organizations were detected and compiled, from the point of view of theorists. A questionnaire was then elaborated in order to verify if the "real" characteristics of the learning organizations corresponded to those established by the several surveyed studies, taking into account that the work research would be carried out in organizations guided by Fundação Dom Cabral (FDC). The survey of the characteristics of learning organizations was carried out in five companies, contacted on the recommendation of Zumble - a company from São Paulo that, like FDC, guides companies that wish/seek to transform themselves into learning organizations. The characteristics raised among them proved to be quite similar, under a broad approach approach, and different mainly because they are companies with different activities. The study serves as a basis for expanding the elaboration of proposals for the development of learning organizations, which will be important due to the current state of need for changes in organizations. The study also aims to identify the difficulties that arise in the process of implementing organizational learning, verify how companies solve such difficulties for implementation and verify the results of changes in the learning process. The work cannot exhaust the subject (and it does not even have this pretension), but it lays the foundation for the establishment of an organizational learning process, with the purpose of facilitating organizational development, given the constant changes that organizations will be submitted, probably , henceforth. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado | pt_BR |
| dc.publisher.department | Centro Universitário Álvares Penteado | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | FECAP | pt_BR |
| dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
| dc.relation.references | SILVA, Reinaldo O. da. As vantagens competitivas das organizações de aprendizagem: um estudo das características distintivas de empresas. 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002 | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
| dc.subject | Learning organizations | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | pt_BR |
| dc.title | As vantagens competitivas das organizações de aprendizagem: um estudo das características distintivas de empresas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Administração de Empresas | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Reinaldo O.da Silva.pdf | 4.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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