FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1257
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos fatores intervenientes no processo de compra de telefones celulares, junto a consumidores da cidade de São Paulo
Autor(es): CARVALHO, Solange
Primeiro Orientador: SILVA, Dirceu da
Primeiro membro da banca: BARROS FILHO, Jomar
metadata.dc.contributor.referee2: GARCIA, Mauro Neves
Resumo: Resumo: Com uma oferta maior de serviços e uma competição concentrada e agressiva entre as quatro maiores operadoras telefônicas, Vivo, Claro, Tim e Oi, o consumidor passou a ter mais opções de compra, podendo escolher a oferta que melhor se adapte às suas necessidades e desejos. O cliente está mais consciente, informado e exigente, e isso faz com que as operadoras trabalhem mais para conquistá-lo e também para mantê-lo. Assim, em pouco tempo, o lucro das operadoras de celular não se restringirá a uma única transação (venda de uma linha celular, com ou sem aparelho). Ou seja, a melhoria no resultado financeiro da operadora dependerá da prolongação e maximização do valor do tempo de relacionamento com seu cliente. Dado esse contexto, o presente estudo pretende descobrir quais fatores, tipos de aparelhos e serviços são considerados importantes pelos consumidores de celular, bem como seus objetivos e valor agregado. Ao final deste estudo, espera-se que seus resultados possam contribuir para uma visão mais realista das necessidades e valores dos consumidores de celular. Além disso, espera-se, ao mesmo tempo, que este trabalho possa ajudar empresários e executivos das operadoras de telefonia móvel no desenvolvimento de ofertas que vão ao encontro das necessidades de seus consumidores. O estudo foi realizado em duas fases: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica e uma pesquisa explanatória (Focus Group e Entrevistas individuais) visando oferecer subsídios para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor móvel. Na segunda fase foi aplicada uma pesquisa junto a 269 sujeitos, consumidores pré-pagos e pós-pagos na cidade de São Paulo, Capital. O resultado geral mostra que os usuários brasileiros ainda têm a percepção de que o celular é um telefone sem-fio, com a qual se pode falar em "qualquer lugar". Porém, os consumidores mais jovens, já apresentam um perfil inovador, visualizando o aparelho celular para outras funcionalidades além da fala, principalmente voltadas a atividades de entretenimento.
Abstract: Summary: With a wider range of services and intense and aggressive competition among the four largest mobile operators—Vivo, Claro, Tim, and Oi—consumers now have more purchasing options, allowing them to choose the offer that best suits their needs and desires. Customers are more aware, informed, and demanding, and this forces operators to work harder to win and retain them. Thus, soon, mobile operators' profits will no longer be limited to a single transaction (the sale of a mobile phone line, with or without a device) In other words, improving the operator's financial results will depend on extending and maximizing the value of the relationship with its customers. Given this context, this study aims to discover which factors, types of devices, and services are considered important by mobile phone consumers, as well as their objectives and added value.At the end of this study, the results are expected to contribute to a more realistic view of the needs and values ​​of mobile phone consumers. Furthermore, it is hoped that this work will help entrepreneurs and executives at mobile operators develop offerings that meet their consumers' needs. The study was conducted in two phases: the first consisted of a literature review and explanatory research (focus group and individual interviews) aimed at providing support for a better understanding of mobile consumer behavior. The second phase involved a survey of 269 participants, both prepaid and postpaid consumers in the city of São Paulo. The overall result shows that Brazilian users still perceive the cell phone as a cordless phone, with which they can talk "anywhere." However, younger consumers already have an innovative profile, viewing the cell phone for functions other than talking, primarily focused on entertainment.
Palavras-chave: Telefonia celular - Serviços ao cliente
Telephone, Mobile - Customer services
Comportamento do consumidor
Decision making, Consumer
CNPq: CNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1257
Data do documento: 25-fev-2005
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