FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Solange-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Dirceu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS FILHO, Jomar-
dc.contributor.referee2GARCIA, Mauro Neves-
dc.date.accessioned2025-10-24T21:51:44Z-
dc.date.available2025-10-24-
dc.date.available2025-10-24T21:51:44Z-
dc.date.issued2005-02-25-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1257-
dc.description.resumoResumo: Com uma oferta maior de serviços e uma competição concentrada e agressiva entre as quatro maiores operadoras telefônicas, Vivo, Claro, Tim e Oi, o consumidor passou a ter mais opções de compra, podendo escolher a oferta que melhor se adapte às suas necessidades e desejos. O cliente está mais consciente, informado e exigente, e isso faz com que as operadoras trabalhem mais para conquistá-lo e também para mantê-lo. Assim, em pouco tempo, o lucro das operadoras de celular não se restringirá a uma única transação (venda de uma linha celular, com ou sem aparelho). Ou seja, a melhoria no resultado financeiro da operadora dependerá da prolongação e maximização do valor do tempo de relacionamento com seu cliente. Dado esse contexto, o presente estudo pretende descobrir quais fatores, tipos de aparelhos e serviços são considerados importantes pelos consumidores de celular, bem como seus objetivos e valor agregado. Ao final deste estudo, espera-se que seus resultados possam contribuir para uma visão mais realista das necessidades e valores dos consumidores de celular. Além disso, espera-se, ao mesmo tempo, que este trabalho possa ajudar empresários e executivos das operadoras de telefonia móvel no desenvolvimento de ofertas que vão ao encontro das necessidades de seus consumidores. O estudo foi realizado em duas fases: na primeira, foi feita uma revisão bibliográfica e uma pesquisa explanatória (Focus Group e Entrevistas individuais) visando oferecer subsídios para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor móvel. Na segunda fase foi aplicada uma pesquisa junto a 269 sujeitos, consumidores pré-pagos e pós-pagos na cidade de São Paulo, Capital. O resultado geral mostra que os usuários brasileiros ainda têm a percepção de que o celular é um telefone sem-fio, com a qual se pode falar em "qualquer lugar". Porém, os consumidores mais jovens, já apresentam um perfil inovador, visualizando o aparelho celular para outras funcionalidades além da fala, principalmente voltadas a atividades de entretenimento.pt_BR
dc.description.abstractSummary: With a wider range of services and intense and aggressive competition among the four largest mobile operators—Vivo, Claro, Tim, and Oi—consumers now have more purchasing options, allowing them to choose the offer that best suits their needs and desires. Customers are more aware, informed, and demanding, and this forces operators to work harder to win and retain them. Thus, soon, mobile operators' profits will no longer be limited to a single transaction (the sale of a mobile phone line, with or without a device) In other words, improving the operator's financial results will depend on extending and maximizing the value of the relationship with its customers. Given this context, this study aims to discover which factors, types of devices, and services are considered important by mobile phone consumers, as well as their objectives and added value.At the end of this study, the results are expected to contribute to a more realistic view of the needs and values ​​of mobile phone consumers. Furthermore, it is hoped that this work will help entrepreneurs and executives at mobile operators develop offerings that meet their consumers' needs. The study was conducted in two phases: the first consisted of a literature review and explanatory research (focus group and individual interviews) aimed at providing support for a better understanding of mobile consumer behavior. The second phase involved a survey of 269 participants, both prepaid and postpaid consumers in the city of São Paulo. The overall result shows that Brazilian users still perceive the cell phone as a cordless phone, with which they can talk "anywhere." However, younger consumers already have an innovative profile, viewing the cell phone for functions other than talking, primarily focused on entertainment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesCARVALHO, Solange. Análise dos fatores intervenientes no processo de compra de telefones celulares, junto a consumidores da cidade de São Paulo. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelefonia celular - Serviços ao clientept_BR
dc.subjectTelephone, Mobile - Customer servicespt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDecision making, Consumerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleAnálise dos fatores intervenientes no processo de compra de telefones celulares, junto a consumidores da cidade de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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