FECAP Mestrado Controladoria e Contabilidade Estratégica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.fecap.br/handle/123456789/1264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, William Carlo Brasil Cei dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671400291119293pt_BR
dc.contributor.advisor1GIL, Antônio de Loureiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557737309555736pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Edson Ferreira da-
dc.contributor.referee2PEREIRA , Anísio Cândido-
dc.date.accessioned2025-10-29T23:03:15Z-
dc.date.available2025-10-29-
dc.date.available2025-10-29T23:03:15Z-
dc.date.issued2004-02-06-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1264-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de pesquisa é identificar, analisar, avaliar e propor um modelo de gestão baseado nos resultados apresentados no Exame Nacional de Cursos (ENC) de 2002, dos programas de graduação em Ciências Contábeis e verificar a existência de padrões de qualidade e excelência entre as Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas. Através de uma conceituação a partir de uma revisão bibliográfica de educadores e dos órgãos responsáveis pela educação no país, se buscou definir um norteador para a questão da qualidade do ensino no Brasil. Com base nos resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos - ENC de 2002, o primeiro ao qual o curso superior de Ciências Contábeis foi submetido, foi elaborada uma análise destes resultados, detectando os fatores determinantes de desempenho no curso. Através da análise crítica de todos estes fatores determinantes tornou-se possível a criação de um modelo de avaliação focado na qualidade, que pode auxiliar o gestor das instituições de Ensino Superior - IES no direcionamento das suas ações e desenvolvimento dos cursos.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to identify, analyze, assess and propose a management model based on the results of the 2002 National Courses Exam concerning the under graduation accounting courses and check whether there is excellence and quality standards and excellence among the assessed colleges and universities. By the use of ratings based on bibliographic review of faculties and bodies in changes of the education system in the country, this work has tried to find a guide concerning quality in Brazilian education. Based on results gotten from 2002 National Courses Exam, the first which included accounting courses, it was possible to analyze such results and spot factors which explained the performance of such courses. By analyzing such factors it was possible to make up a new model of assessment focused on quality. This assessment can help the managers of colleges and universities take measures in order to develop their courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, William Carlo Brasil Cei dos. Modelo de gestão de resultados para instituições de ensino superior: enfoque da qualidade. 2004. xviii, 125 f. Dissertação (Controladoria e Contabilidade Estratégica) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectAccounting - Study and teaching (Higher)pt_BR
dc.subjectEstudo e ensino (Superior) - Avaliação - Brasilpt_BR
dc.subjectHigher education - Valuation- Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CONTROLADORIA E CONTABILIDADE ESTRATEGICApt_BR
dc.titleModelo de gestão de resultados para instituições de ensino superior: enfoque da qualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Controladoria e Contabilidade Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
William Carlo Brasil Cei dos Santos.pdf6.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.