FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorULIANI, Andrea Rovai-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926471730810515pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbero, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663pt_BR
dc.contributor.referee1Boas, Eduardo Pinto Vilas-
dc.contributor.referee2Carneiro, Wanderley-
dc.date.accessioned2021-02-26T17:27:51Z-
dc.date.available2021-02-26-
dc.date.available2021-02-26T17:27:51Z-
dc.date.issued2018-08-18-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/804-
dc.description.resumoO presente trabalho de mestrado contribui para os programas de graduação de Ensino Superior com grades curriculares que apresentam a ênfase em Empreendedorismo ao analisar como o processo de formação empreendedora influencia seus estudantes em suas vivências profissionais após a formação acadêmica e como experienciaram a transmissão destes conhecimentos em sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunos egressos de uma instituição situada na cidade de São Paulo cuja formação em Administração oferece classes dedicadas ao tema e cujos anos de formação estiveram entre 2011 e 2017. A pesquisa é de cunho qualitativo com a utilização da técnica de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos 13 egressos que aceitaram fazer parte do estudo. Para um maior embasamento técnico da pesquisa optou-se ainda pela realização de um debate com um docente do curso da ênfase, cujo conhecimento sobre a construção do conteúdo programático e da metodologia aplicada nas disciplinas de empreendedorismo ofereceram uma visão ampla sobre o processo de formação, possibilitando a triangulação entre expectativas externas, a perspectiva do corpo discente e o contraponto daquele que leciona. Como resultado da análise, identificou-se nos entrevistados significativa influência positiva e favorável em suas vidas profissionais. Também afirmou-se o quanto o conteúdo programático e metodologia eram muito apropriados e condizentes com a realidade vivenciada no mercado de trabalho. A perspectiva da docência enriqueceu o entendimento do processo de estruturação do projeto de aulas das disciplinas da ênfase em Empreendedorismo. Espera-se que os resultados obtidos neste trabalho agreguem nos debates realizados na esfera educacional ao fornecer subsídios concretos e realistas sobre a forma do aprendizado do tema empreendedorismo e a relevância da educação empreendedora, seja aplicada às matérias obrigatórias de graduação ou na ênfase dedicada ao tema.pt_BR
dc.description.abstractThe present master's work contributes to the undergraduate programs of Higher Education with curricular grades that present the emphasis in Entrepreneurship when analyzing how the process of entrepreneurial formation influences its students in their professional experiences after the academic formation and how they experienced the transmission of this knowledge in classroom. For this purpose, interviews were conducted with students from an institution located in the city of São Paulo, whose training in Administration offers classes dedicated to the subject and whose years of training were between 2011 and 2017. The research is qualitative with the use of the technique of semi-structured interviews applied to the 13 graduates who accepted to be part of the study. In addition, a debate was held with a teacher of the course of emphasis, whose knowledge on the construction of the program content and methodology applied in the subjects of entrepreneurship offered a broad vision on the process of formation, allowing the triangulation between external expectations, the perspective of the student body and the counterpoint of the one who teaches. As a result of the analysis, the respondents identified significant positive and favorable influence in their professional lives. It was also stated how much the program content and methodology were very appropriate and consistent with the reality experienced in the labor market. The perspective of teaching enriched the understanding of the process of structuring the project of classes of the disciplines of the emphasis on Entrepreneurship. It is hoped that the results obtained in this work will aggregate in the debates carried out in the educational sphere by providing concrete and realistic subsidies on the form of learning the theme of entrepreneurship and the relevance of entrepreneurial education, whether applied to compulsory undergraduate subjects or in the emphasis dedicated to the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundacao Escola de Comercio Alvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitario Alvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesULIANI, Andrea Rovai. O efeito da educação empreendedora na carreira profissional dos estudantes de empreendedorismo. 2019. 39 f. Artigo (Programa de Mestrado Profissional em Administração ) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedores - Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleO efeito da educação empreendedora na carreira profissional dos estudantes de empreendedorismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA ROVAI ULIANI.pdf366.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.