FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/819
Tipo: Dissertação
Título: Who most benefits from scholarships? The financial aid impacts of different types of scholarships on academic performance and career progression
Autor(es): MOTTA, Luis Henrique Rodrigues
Primeiro Orientador: SAMPAIO , Joelson Oliveira
Primeiro membro da banca: CURI, Andréa Zaitune
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Edison Simoni da
Resumo: This research project analyzes the impacts on the academic performance and professional career of postsecondary students who received different types of scholarships. This study may help governments and educational agents improve the scholarships programs available, making them more effective in achieving their objectives. For this purpose, a database was compiled for a Brazilian business school, with information on students who received and did not receive scholarships, containing their admission tests scores, college grades, and, when applicable, type of scholarship (merit-based, financial need, merit plus financial need, or other scholarships not related to merit or financial need - NRMF). Additionally, information on the career progression of the sample students was obtained from their public LinkedIn profiles. The data were analyzed using a Difference-in-Differences (Diff-in-Diff) approach in a Panel Data with Random Effects in complement to Cross-Section OLS and Probit methods, to evaluate whether scholarship recipients benefited from different types of grants, as shown by better performance in their academic and professional trajectory compared to their non-scholarship peers. The results show that gifts related to Financial Need and NRMF lead to significant impacts in academic performance, while higher academic performance increases the likelihood of achieving leadership positions in their career. Based on the findings of this study, a set of recommendations is presented for improve the effectiveness of these programs.
Abstract: Esta pesquisa visa analisar os impactos no desempenho acadêmico e na carreira profissional de estudantes de cursos superiores, beneficiados por diferentes tipos de bolsas de estudo. A relevância deste tópico é a possibilidade de ajudar a gestores governamentais e educacionais a aprimorar os programas de bolsas existentes, fazendo deles mais eficazes no atingimento de seus objetivos. Para este fim, foi coletada uma base de dados de uma escola de negócios brasileira com informações de alunos bolsistas e não bolsistas contendo notas de vestibular, notas durante o curso e, se aplicável, o tipo de bolsa de estudo (mérito, necessidade financeira, PROUNI, ou outros tipos de bolsa não relacionas a mérito ou necessidades financeiras - NRNF). Também foram coletados dados da evolução da carreira profissional dos estudantes da amostra em seus perfis públicos no LinkedIn. As informações foram tratadas utilizando o método de Dados em Painel com Efeitos Aleatórios em uma abordagem Difference-in-Differences (Diff-in-Diff), e em complemento, com métodos Cross-Section MQO e Probit para avaliar se alunos bolsistas de diferentes tipos de bolsas, tendem a apresentar melhor desempenho em suas trajetórias acadêmica e profissional, em comparação aos não bolsistas. Os resultados demonstraram que bolsas relacionadas a necessidades financeiras e NRNF levam a impactos significativos no desempenho acadêmico, enquanto há indícios de que alunos com melhor desempenho acadêmico possuem maior probabilidade de atingir posições de liderança em sua carreira. Com base nos resultados deste estudo, um conjunto de recomendações é apresentado para ajudar a melhorar a eficácia desses programas
Palavras-chave: Rendimento escolar
Padrões de desempenho – Aspectos sociais
Carreiras – Planejamento – Aspectos EconômicosTR
School performance
Performance standards - Social aspects
Careers - Planning - Economic Aspects
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/819
Data do documento: 19-ago-2019
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.