FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento e mensuração do capital intelectual nas empresas de novas mídias da economia criativa
Autor(es): CANDIDO, Lucas Yan Machado
Primeiro Orientador: WEFFORT, Elionor Farah Jreige
Primeiro membro da banca: ANTUNES, Maria Thereza Pompa
metadata.dc.contributor.referee2: PARISI, Claudio
Resumo: O presente trabalho identificou as práticas de reconhecimento e mensuração do capital intelectual (CI) das empresas de novas mídias da economia criativa listadas no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Por meio de uma pesquisa do tipo descritiva, o estudo utilizou de estratégia documental para analisar relatórios contábeis anuais – como formulário cadastral, de referência, conjunto de demonstrações financeiras, relato integrado e annual report – de empresas listadas na B3, na LSE e na NASDAQ; e de estratégia por entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos com empresas de novas mídias da economia criativa situadas no Brasil, além de publicações realizadas por essas empresas em seus canais oficiais, com posterior tratamento dos resultados atráves da análise de conteúdo categorial. Dentre os resultados, o capital estrutural foi o grupo do CI com mais componentes mensurados e divulgados pelas empresas, destacando-se no agrupamento o componente ‘projetos de pesquisa’ nas empresas listadas na LSE e NASDAQ e ‘marcas registradas’ nas empresas listadas na B3; já o grupo de capital humano mostrou-se o grupo com menor mensuração divulgada, mesmo com a indicação nos resultados de softwares direcionados ao auxílio de sua mensuração. O estudo confirma que as empresas direcionam seus esforços ao gerenciamento do CI sem antes assumir um estado consolidado de sua mensuração e que dentre os fatores relacionados ao reconhecimento e mensuração do CI, vantagem competitiva (previsto em literatura) e atração de novos talentos (não previsto em literatura) destacaram-se como estimulantes e a propriedade e/ou controle sobre o CI como inibidor. Como contribuição para pesquisas futuras, o estudo proporcionou um instrumento de tratamento de dados adaptado à mensuração do capital intelectual com enfoque corporativo. Empresas, reguladores e demais envolvidos com as demonstrações financeiras poderão utilizar os achados desta pesquisa para melhor compreensão e desenvolvimento da mensuração do capital intelectual.
Abstract: This research identified the practices of recognition and measurement of intellectual capital (IC) of creative economy new media companies listed in Brazil, the United Kingdom and the United States. Through a descriptive research, the study used a documentary strategy to analyze annual accounting reports - such as registration form, reference form, set of financial statements, integrated report and annual report - of companies listed on B3, LSE and NASDAQ; and also the strategy for semi-structured interviews with professionals involved with creative economy new media companies located in Brazil, as well as publications made by these companies in their official channels, with subsequent treatment of the results through categorical content analysis. Among the results, structural capital was the IC group with the most components measured and disclosed by the companies, highlighting in the grouping the 'research projects' component in the LSE and NASDAQ listed companies and 'trademarks' in the B3 listed companies; the human capital group, on the other hand, was the group with the lowest measurement disclosed, even with the indication in the results of software directed to the aid of its measurement. The study confirms that companies focus their efforts on IC management without first assuming a consolidated state of their measurement and also the among the factors related to IC recognition and measurement, ‘competitive advantage’ (predicted in the literature) and ‘attraction of new talent’ (not predicited in the literature) stood out as stimulants and ‘property and/or control over IC’ as inhibitor. As a contribution to future research, the study provided a data processing instrument adapted to measure intellectual capital with a corporate focus. Companies, regulators and others involved with the financial statements may use the findings of this research to better understand and develop the measurement of intellectual capital.
Palavras-chave: Capital intelectual
Criatividade nos negócios – Empreendedorismo
Bens incorpóreos
Balanço (Contabilidade)
Intellectual capital
reativity in business - Entrepreneurship
Intangible assets
Balance sheet (Accounting
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/820
Data do documento: 30-out-2019
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