FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCANDIDO, Lucas Yan Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8211162718035269pt_BR
dc.contributor.advisor1WEFFORT, Elionor Farah Jreige-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350pt_BR
dc.contributor.referee1ANTUNES, Maria Thereza Pompa-
dc.contributor.referee2PARISI, Claudio-
dc.date.accessioned2021-03-03T12:16:04Z-
dc.date.available2019-03-03-
dc.date.available2021-03-03T12:16:04Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/820-
dc.description.resumoO presente trabalho identificou as práticas de reconhecimento e mensuração do capital intelectual (CI) das empresas de novas mídias da economia criativa listadas no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Por meio de uma pesquisa do tipo descritiva, o estudo utilizou de estratégia documental para analisar relatórios contábeis anuais – como formulário cadastral, de referência, conjunto de demonstrações financeiras, relato integrado e annual report – de empresas listadas na B3, na LSE e na NASDAQ; e de estratégia por entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos com empresas de novas mídias da economia criativa situadas no Brasil, além de publicações realizadas por essas empresas em seus canais oficiais, com posterior tratamento dos resultados atráves da análise de conteúdo categorial. Dentre os resultados, o capital estrutural foi o grupo do CI com mais componentes mensurados e divulgados pelas empresas, destacando-se no agrupamento o componente ‘projetos de pesquisa’ nas empresas listadas na LSE e NASDAQ e ‘marcas registradas’ nas empresas listadas na B3; já o grupo de capital humano mostrou-se o grupo com menor mensuração divulgada, mesmo com a indicação nos resultados de softwares direcionados ao auxílio de sua mensuração. O estudo confirma que as empresas direcionam seus esforços ao gerenciamento do CI sem antes assumir um estado consolidado de sua mensuração e que dentre os fatores relacionados ao reconhecimento e mensuração do CI, vantagem competitiva (previsto em literatura) e atração de novos talentos (não previsto em literatura) destacaram-se como estimulantes e a propriedade e/ou controle sobre o CI como inibidor. Como contribuição para pesquisas futuras, o estudo proporcionou um instrumento de tratamento de dados adaptado à mensuração do capital intelectual com enfoque corporativo. Empresas, reguladores e demais envolvidos com as demonstrações financeiras poderão utilizar os achados desta pesquisa para melhor compreensão e desenvolvimento da mensuração do capital intelectual.pt_BR
dc.description.abstractThis research identified the practices of recognition and measurement of intellectual capital (IC) of creative economy new media companies listed in Brazil, the United Kingdom and the United States. Through a descriptive research, the study used a documentary strategy to analyze annual accounting reports - such as registration form, reference form, set of financial statements, integrated report and annual report - of companies listed on B3, LSE and NASDAQ; and also the strategy for semi-structured interviews with professionals involved with creative economy new media companies located in Brazil, as well as publications made by these companies in their official channels, with subsequent treatment of the results through categorical content analysis. Among the results, structural capital was the IC group with the most components measured and disclosed by the companies, highlighting in the grouping the 'research projects' component in the LSE and NASDAQ listed companies and 'trademarks' in the B3 listed companies; the human capital group, on the other hand, was the group with the lowest measurement disclosed, even with the indication in the results of software directed to the aid of its measurement. The study confirms that companies focus their efforts on IC management without first assuming a consolidated state of their measurement and also the among the factors related to IC recognition and measurement, ‘competitive advantage’ (predicted in the literature) and ‘attraction of new talent’ (not predicited in the literature) stood out as stimulants and ‘property and/or control over IC’ as inhibitor. As a contribution to future research, the study provided a data processing instrument adapted to measure intellectual capital with a corporate focus. Companies, regulators and others involved with the financial statements may use the findings of this research to better understand and develop the measurement of intellectual capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesCANDIDO, Lucas Yan Machado. Reconhecimento e mensuração do capital intelectual nas empresas de novas mídias da economia criativa. 2019. 108 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectCriatividade nos negócios – Empreendedorismopt_BR
dc.subjectBens incorpóreospt_BR
dc.subjectBalanço (Contabilidade)pt_BR
dc.subjectIntellectual capitalpt_BR
dc.subjectreativity in business - Entrepreneurshippt_BR
dc.subjectIntangible assetspt_BR
dc.subjectBalance sheet (Accountingpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleReconhecimento e mensuração do capital intelectual nas empresas de novas mídias da economia criativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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