FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Prontidão para a tecnologia: análise dos fatores que motivam e inibem o uso de ferramentas de tecnologia no planejamento e controle financeiro pessoal
Autor(es): FARNEZI, Paulo Antonio
Primeiro Orientador: SILVEIRA, Héber Pessoa da
Primeiro membro da banca: SILVA, Fabiana Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: MAGALHÃES, Matheus Albergaria de
Resumo: Embora o uso de ferramentas de tecnologia financeira beneficie os indivíduos na gestão de finanças pessoais, pouco se conhece sobre os fatores que influenciam a adoção de ferramentas de software empregadas no planejamento financeiro pessoal, além de evidências sobre a utilização de planilhas eletrônicas tradicionais, o desconhecimento dos aplicativos disponíveis e de sua utilização, assim como aumento de frustração dos indivíduos ao lidar com sistemas baseados em tecnologia. O objetivo do presente estudo foi avaliar os fatores que influenciam a adoção de ferramentas de tecnologia financeira no planejamento financeiro pessoal em termos de predisposição à tecnologia, por meio do modelo de Índice de Prontidão para o Uso de Tecnologia (TRI). O estudo empregou uma pesquisa descritiva e exploratória, através de uma análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos por meio de um questionário online realizado com 366 alunos da instituição de ensino Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP, na cidade de São Paulo, cursando os níveis de graduação, pós-graduação e mestrado. Após a análise dos resultados obtidos, os fatores motivadores de otimismo e inovatividade apresentaram significância estatística, sugerindo que estes fatores são relevantes na intenção de uso de ferramentas de tecnologia para o planejamento financeiro pessoal. Os resultados apontam que os fatores inibidores de desconforto e insegurança, embora mais elevados entre os indivíduos que afirmaram utilizar somente ferramentas de planejamento não baseadas em tecnologia, não desempenham papel relevante e estatisticamente significativos para explicar a intenção de uso de tecnologia financeira. Os resultados obtidos estão em linha com estudos semelhantes e confirmam o conhecimento teórico a respeito de fatores motivadores e inibidores relacionados ao uso de tecnologia financeira e expandem o entendimento sobre o tema, permitindo que instituições de ensino promovam ações que aumentem o otimismo e a inovatividade para estimular a adoção de ferramentas de tecnologia.
Abstract: Although the use of financial technology tools benefits individuals in managing personal finances, little information is known about the factors influencing the adoption of software tools, like evidences about the use of traditional spreadsheets, lack of knowledge about available applications and their use, as well as increased frustration of individuals in dealing with technology-based systems. The purpose of this study is to evaluate the factors influencing adoption towards the use of the financial technology tools in terms of predisposition to the technology, using the Technology Readiness Index (TRI) model. The study employed a descriptive and exploratory research, through a qualitative and quantitative analysis of the data obtained through an online questionnaire conducted with 366 students from Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP, an educational institution located at city of Sao Paulo, attending the undergraduate, graduate and master’s levels. After analyzing the results obtained, the motivating factors for optimism and innovativeness presented statistically significant, suggesting that these factors are relevant in the intention to adopt technology tools for personal financial planning. The results also point that discomfort and insecurity inhibiting factors, although higher among individuals who claimed to use only non-technology-based planning tools, do not play a relevant and statistically significant role in explaining the intention to adopt financial technology. The results obtained are in line with similar studies and confirm the theoretical knowledge about motivating and inhibiting factors related to the use of financial technology and expand the understanding on this subject, allowing educational institutions to promote actions to increase optimism and innovativeness in order to stimulate the adoption of financial technology tools.
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Tecnologia – Aspectos econômicos
Financial education
Personal finance
Technology - Economic aspects
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/825
Data do documento: 16-dez-2019
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