FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/843
Tipo: Dissertação
Título: Implantação da área de comercialização de energia elétrica em um grupo econômico de grande porte
Autor(es): NEVES JUNIOR, Sérgio Gomes
Primeiro Orientador: GOMES, Jésus de Lisboa
Primeiro membro da banca: YOKOMIZO, Cesar Akira
metadata.dc.contributor.referee2: LUGOBONI, Leonardo Fabris
Resumo: O Presente artigo tem como objetivos descrever uma experiência de implantação de Unidade de Negócio (UN) de comercialização de energia em um Grupo Econômico (GE) de grande porte e analisar os seus impactos nos processos tradicionais do negócio. A companhia possui ações negociadas na bolsa do estado de São Paulo – BOVESPA - e integra o Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da B3. O GE tem atuação predominante no setor imobiliário, porém possui, em sua holding, mais de 30 empresas de segmentos distintos, como telecomunicações e restaurantes. O contexto no qual se insere o GE, neste artigo, é o do grande impacto dos custos de energia elétrica consumidos pelos empreendimentos que integravam o principal negócio da companhia, o de renda recorrente (RR), constituído por cinco shoppings de médio e grande porte, localizados em São Paulo, Salvador e Manaus, além de dois hotéis localizados em São Paulo e Rio de Janeiro. A ideia principal do GE era mudar o ambiente de contratação de energia do regulado, onde os preços são definidos pela agência nacional de energia elétrica, para o Ambiente de contratação Livre (ACL). Nesse, seria possível reduzir os custos com energia elétrica, negociando a sua compra no mercado livre, através da UN, e repassando-a para seus empreendimentos, os shoppings e hotéis - a preços menores. O artigo é de natureza qualitativa e utiliza como método de pesquisa a entrevista com roteiro semiestruturado, observação participante e documentos divulgados pelo GE. Após os processos metodológicos foram identificadas as principais etapas para a constituição da nova UN e as principais mudanças nos processos tradicionais. Como contribuição à prática empresarial, este artigo, além de abordar as ações necessárias e os principais impactos aos processos, ressalta os erros e acertos, bem como os benefícios auferidos com a constituição da nova UN.
Abstract: This article describes the experience of implanting a Business Unit (UN) of energy commercialization in a large Economic Group (GE). It describes the main steps of implanting and analyzes its impacts on the traditional processes of the business. The company has shares on São Paulo stock market - BOVESPA - and is part of the New Market, B3's highest level of corporate governance. The GE has a predominant role in the real estate sector, but it also owns more than 30 companies from different segments such as telecommunications and restaurants. The context in which the GE is inserted in this article is the great impact of the electricity costs consumed by its ventures, which were part of the main business of the company, the recurring income (RI), which consisted of five medium and large mallslocated in São Paulo, Salvador and Manaus, in addition to two hotels located in São Paulo and Rio de Janeiro. The main idea of the GE was to change the energy contracting environment from the regulated one, where prices are set by the national electricity agency, to the Free Contracting Environment (ECF), where it would be possible to reduce electricity costs by negotiating the purchase of electricity in the free market through the UN, and then pass it on to its enterprises (malls and hotels) at lower prices. This is a qualitative article that uses an interview research method with semi-structured script, participant observation and documents released by the GE. After the methodological processes this research identifies the main steps for the constitution of the new UN and the main changes in the traditional processes. As a contribution to business practice, in addition to addressing the necessary actions and the main impacts on the processes, this article highlights the errors and successes, as well as the benefits obtained with the constitution of the new UN.
Palavras-chave: Centros comerciais
Energia – Comercialização
Conglomerado (Empresas)
Comercial centers
Energy - Commercialization
Conglomerate (Companies)
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/843
Data do documento: 16-dez-2020
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.